Cia de Arte Alese anuncia agenda de apresentações para setembro

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese*

A Cia de Arte Alese anunciou a agenda de apresentações para setembro. Os artistas percorrerão por municípios sergipanos com espetáculos lúdicos que têm o objetivo de estimular a leitura com o auxílio da arte.

No dia 22, o palco será a Escola Municipal José Inácio da Fonseca, em Areia Branca. Às 10 horas, será apresentado o ‘Balaio de Cantos, Contos e Encantos’, já na programação de encenações da Cia de Arte há quatro anos.

O espetáculo é trabalhado todo em cordel e começa com um cortejo com música e dança. Aos poucos, vão surgindo fantoches e personagens importantes da cultura sergipana, como o boi de fita do reisado, ‘Catirina’ e ‘Mateu’. A ideia é mostrar a importância de preservar a cultura.

A encenação ‘O Auto da Cidadania’ será apresentada em duas oportunidades este mês. Na próxima segunda-feira, 19, será no Casem, às 10 horas, no conjunto Marcos Freire 2, em Nossa Senhora do Socorro, e no dia 29, às 14 horas, no Auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Laranjeiras.

A peça conta a saga de Maria, uma mulher atormentada pela desesperança, pela ira e pela falta de perspectivas por não conhecer seus direitos e deveres. Ela conta com a ajuda de seu amigo Grilo Falante para tomar consciência da importância do legislativo, do executivo e do judiciário. O objetivo é promover a conscientização sobre as funções dos três poderes e de como eles estão atrelados à vida do cidadão.

A Cia de Arte Alese é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Sergipe para levar cultura e arte de forma gratuita à população sergipana.

Apresentação anterior

No dia 14 de setembro, na cidade de Nossa Senhora Aparecida os atores da Cia de Arte  apresentaram a encenação ‘As Aventuras da Leitura’, na Escola Municipal Josefa Maria Costa, pela manhã e a tarde na Escola Municipal Laudicéia Maria Andrade da Silva, localizada no Povoado Lagoa do Veado (Aparecida).

O espetáculo como Cacau, uma criança muito ligada à tecnologia e que vive em acessar redes sociais. Um dia, ela encontra um personagem que carrega uma mala que o faz viajar pelo mundo da leitura e descobrir o quanto é prazeroso e fantástico o hábito de ler. As aventuras que Cacau viverá através da leitura geram tramas que só poderão ser resolvidas buscando soluções nos próprios livros.

Foto: Cia de Arte Alese

*Matéria publicada dia 12 de setembro e  editada e reagendada para destaque no site da Alese em 16.09.2022