Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese
“A instalação do Campus Sertão da Universidade Federal de Sergipe é uma luta de quase duas décadas”, foram com essas palavras que o deputado Chico do Correio abriu o seu pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (22) da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). O parlamentar fez uma cronologia da instalação da unidade da instituição de ensino no sertão sergipano.
“A instalação se deu com muitos pedidos e insistência de estudantes, Governo do Estado, parlamentares estaduais e locais, moradores da região, movimentos sociais e sindicais. Enfim, tivemos diversos atores para que a UFS fosse instalada no sertão sergipano ”, afirmou o deputado Chico do Correio.
Por meio de vídeo apresentado durante a sessão plenária, o parlamentar destacou os desafios e a trajetória para que ocorresse a instalação do Campus em 2005 . Já em 2015, houve a aula magna que marcou a inauguração do Campus UFS Sertão, em Nossa Senhora da Glória.
“Atualmente, a unidade funciona em um prédio provisório onde 703 estudantes participam das atividades, sendo aulas teóricas e práticas divididos em cursos como: Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia e Agroindústria (inerente a realidade da região que abriga uma grande bacia leitera)”, explicou o deputado Chico do Correio.
Para o parlamentar, o Campus na região sertaneja segue em constante evolução. A previsão é que em 2024, o Campus UFS Sertão passe a funcionar em um prédio permanente. “A expectativa é que a inauguração do novo Campus Sertão físico ocorra ainda no primeiro semestre de 2024. A nova unidade tem um espaço físico totalmente adequado e ficará localizada na área cedida pelo Governo Federal através da Embrapa. E ela segue em seu momento final da obra”, ressaltou o deputado Chico do Correio.
Expansão da UFS
A deputada Linda Brasil também falou sobre a expansão da Universidade Federal de Sergipe. A parlamentar ressaltou a instalação de novos Campus da unidade educacional nos municípios de Propriá e Estância.
Para Linda é importante que a UFS garanta também oportunidade aos moradores das localidades onde forem instaladas. “ Futuramente estes alunos poderão frequentar as aulas próximos a região onde residem. Sem a necessidade de deslocamento para Aracaju ou outras localidades do estado”, finalizou Linda Brasil
Foto: Joel Luiz/ Agência Alese