logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Chico do Correio destaca problemas no abastecimento de água do sertão

O deputado Chico do Correio (PT) subiu à Tribuna, nesta quinta-feira (18), para falar sobre os problemas com o abastecimento de água no sertão do estado. Ele informou que tratará sobre o tema com o governador do estado, Fábio Mitidieri (PSD), na próxima semana.

“O inverno está chegando, mas o problema ainda não foi solucionado e a gente percebe que só há um caminho: fiscalização da rede. Não há falta de água na rede, precisa de fiscalização e quem tem o poder para fazer isso é o Governo do Estado através da Deso. Onde se conseguiu fazer um mínimo de fiscalização, a água está chegando”, afirmou.

Ele citou Porto da folha como exemplo de bom funcionamento após fiscalização. O parlamentar disse que é preciso saber se há desvio ou vazamento de água, já que os números não se equivalem quanto à retirada do rio e entrega às residências.

“A água que sai do rio são três a quatro milhões de litros por mês, a Deso entrega e quando emite o talão no final do mês só tem 50% do que saiu de lá, então tem vazamento, tem desvio, tem seja lá o que for. Quem tem que tomar providência é o gestor: Governo do Estado e Deso”, falou.

Ele ainda acrescentou que muitas das casas usam a água sem registro e explicou que isto precisa ser regularizado. “Tem município em Sergipe com oito mil domicílios e só quatro mil hidrômetros. Quem não tem hidrômetro, está usando a água em abundância, jogando fora, mas na hora que tem hidrômetro e que ele vai ter que pagar, vai regrar e a água vai sobrar na rede. São soluções simples e que precisam do apoio do Governo do Estado”.

Deputado Georgeo Passos

Em aparte, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) informou que a Deso adquiriu o georadar, uma sonda capaz de visualizar o subsolo e encontrar tubulações irregulares. Ele disse que espera melhorias na prestação dos serviços com o uso deste equipamento.

“A gente espera que agora, depois de tanto se falar sobre isso, a Deso com esse novo equipamento possa identificar se alguém está com algum malfeito e identificar essa pessoa porque quando sangra uma adutora indevidamente, que está na frente perde pressão e consequentemente água”, afirmou.

O deputado Marcos Oliveira (PL), também em aparte, pediu ações concretas na solução dos problemas. Ele questionou se existem estudos para identificar as dificuldades em todos os pontos do estado.

 

 

Deputado Marcos Oliveira

“Esse procedimento de concessão, o macrozoneamento, que quiseram oferecer como a solução ideal e definitiva sobre os problemas de universalização da água em Sergipe, cada dia tem se mostrado mais frágil. O diagnóstico real da situação das redes nos municípios foi feito? Não estou falando dos dados da Funasa nem do que a Deso já tem documental, mas sim o real. Para onde está crescendo a expansão de Itabaiana? Qual o maior problema de Glória? E de Gararu? Não está no documento”, falou.

As declarações ocorreram durante o grande expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.

 

 

Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo