Um importante de mecanismo de apoio emocional, este é o objetivo do Centro de Valorização da Vida (CVV). A associação civil sem fins lucrativos e de caráter filantrópico e foi fundada em 1 de março de 1962 na cidade de São Paulo. Ele garante suporte emocional contribuindo na prevenção do suicídio. Os atendimentos acontecem sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias da semana.
Por meio do número telefônico 188, a assistência é feita por voluntários. Durante o momento, ocorre uma escuta amiga em busca de uma sociedade mais fraterna e acolhedora. De forma anônima, o serviço continua ajudando pessoas em dificuldade emocional
O CVV atende normalmente pessoas que estão se sentido solitárias ou precisam conversar de forma sigilosa, sem julgamentos, críticas ou comparações. A associação civil sem fins lucrativos, formada é por voluntários devidamente treinados para a prestação de todo o acolhimento necessário.
Humanização e Prevenção ao suicídio
Com fatores como: o olhar e o escutar atento, e sentimento de empatia, o apoio e o acolhimento das emoções das pessoas voluntárias do CVV faz com que os assistidos se sintam confiante, aceitos e capaz de lidar com suas emoções, compreender suas dores, dificuldades, desejos .Durante as seis décadas de atuação, o Centro de Valorização da Vida acolhe pessoas e seus sentimentos mais profundos, com sigilo, disponibilidade e respeito as estórias e desabafos que compartilham com os voluntários.
Mesmo com a evolução digital e advento das redes sociais, o objetivo é o atendimento humanizado, garantindo atenção e compartilhamento, de conquistas, alegrias com alguém que, mesmo sem conhecer, pode fazer a diferença em sua vida, quebrando o ciclo de sentimentos como medo e tristeza.
Foto: Agência de Notícias Alese