Centenário: Roque José de Souza, in memoriam, é homenageado pela Alese

11-08-22

Por Stephanie Macêdo – Agência de Notícias

Ao final da tarde desta quinta-feira, 11 de agosto, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizou Sessão Especial para homenagear  o ex-prefeito do município de Campo do Brito, Roque José de Souza (in memoriam) com a ‘Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar’. A honraria é a mais alta do Poder Legislativo de Sergipe e é concedida por relevantes serviços prestados ao Estado de Sergipe. A solenidade festiva ocorreu no Plenário da Casa Legislativa.

Irmão caçula do ex-prefeito homenageado, Pedro Souza se emociona ao falar da história de seu pai.

No próximo dia 16 de agosto deste ano, se vivo estivesse, o ex-gestor público municipal faria 100 anos. A trajetória  de vida pública do homenageado foi narrada por amigos e familiares  durante a solenidade. O médico Raulino Galrão, que é genro do homenageado, utilizou a Tribuna para registrar  que durante o exercício  da vida pública o ex-prefeito do município de Campo do Brito, Roque José de Souza, realizava fazeres de forma amorosa e humanitária para com os mais necessitados.

Irmão caçula do ex-prefeito homenageado, Pedro Souza, relata que seu pai era um homem de caráter  ilibado. “Com a homenagem do centenário de nascimento, conseguimos reunir várias histórias sobre ele (seu pai). É uma história de servidão dele com o  próximo, de solidariedade. Papai era um político nato, com gosto de servir”, disse.

O sobrinho-neto do homenageado, prefeito atual da cidade, Marcell Souza, fala de seu sentimento por ocupar uma cadeira que foi, por duas vezes, ocupada por Roque José, seu avó, entre os anos de 1967 a 1970, e de 1972 a 1975.  “É um momento muito especial para os campobritenses, onde a Assembleia Legislativa  enaltece e evidencia os bons exemplos de homens e mulheres que já passaram por nossa história. Roque José de Souza integra o quadro de homens íntegros e nos inspira a continuar o desenvolvimento da nossa cidade. Ele foi duas vezes prefeito  e com obras significativas e acima de tudo, cuidando da nossa gente”, revelou.

Os netos do homenageado, Roque e Rafael, prestaram no parlamento uma homenagem especial para seu avó. Eles cantaram  e tocaram uma música do cantor brasileiro, Nelson Gonçalves,  com o título: ‘Naquela mesa’. A composição revelava a saudade e falta que o avô deixou na vida dos familiares, da antiga  e até da nova geração familiar. “Eu não o conhecia,  não conheci o meu avó Roque, mas o que ouvimos sobre ele não tem como não imaginar o quanto ele era muito querido”, declarou Rafael.

A filha do homenageado, Vera de Souza Rodrigues, também contou que seu pai era um homem amoroso com a população, e essa é a sua maior marca na gestão pública. “Meu pai foi gestor duas vezes, é um homem de bem. Os irmãos dele tinham verdadeira adoração por ele, pois desde os 12 anos sustentou seus cinco irmãos e a sua mãe. Ele aceitou ser político para fazer bem ao próximo. No dia de São Roque, no dia 16, ele faria 100 anos”, emociona-se.

Biografia

Órfão de pai aos 12 anos, Roque José de Souza assumiu a necessidade de auxiliar a sua mãe, Maria da Lapa Trancoso e criar seus cinco irmãos.  Antes  de completar 23 anos de idade, casou-se  com Josefa Silveira Souza, fruto da união gerou seus sete filhos.  Destacou-se no meio econômico através da atividade de comerciante varejista de secos e molhados. Não tardou, adquiriu um caminhão e passou a ser grande atacadista da região.

Netos homenageiam o avô com canção de Nelson Gonçalves.

Em 1958 ingressou no Partido Social Democrático(PSD), sendo oposição ao Partido da União Democrática Nacional(UDN), que estava no Poder. Com o intuito de cada vez mais se inserir na política, transferiu a atividade econômica ao seu irmão e se candidatou em 1967 ao cargo majoritário Municipal, obtendo êxito. Seus mandatos foram de 1967-70 e 1972-75.

Roque José de Souza nasceu em 18 de agosto de 1922.

Fotos: Joel Luiz – Agência Alese