Ir para o conteúdo

logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Castanha do povoado Carrilho pode ser patrimônio cultural imaterial de SE

Sugestão é da deputada estadual Maria Mendonça, através de Projeto de Lei

Iniciativa da deputada estadual Maria Mendonça (PP) torna a castanha de caju, do povoado Carilho, no município de Itabaiana, patrimônio cultural imaterial de Sergipe. “O que se pleiteia é tão somente que se faça valer alguns dos deveres do Estado, quais sejam incentivar, preservar e valorizar as manifestações culturais nele disseminadas”, justificou Maria.
Além de ser fonte de emprego e renda para os moradores do povoado Carilho, o produto foi um dos seis selecionados para representar o Brasil no Salon Internacional de la Restauration de I’hôtellerie et de l’alimentacion (Sirha 2017), o maior evento das indústrias de gastronomia, hotelaria e foodservice do mundo, que aconteceu em janeiro deste ano, na França.

Ao defender a aprovação da sua propositura, Maria ressaltou que mais de uma centena de famílias residentes no povoado Carilho tiram o sustento da castanha. Ela lembrou que é do povoado que sai a maior parte do produto comercializado nos supermercados, feiras livres e bares das praias do litoral sergipano. “É uma castanha, cujo processo de torrefação é natural, com toda a observância aos preceitos de sustentabilidade”, disse a deputada, ao considerar a relevância da matéria que será submetida a apreciação do plenário.

 

Por Assessoria Parlamentar

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Video Player is loading.
Current Time 0:00
Duration -:-:-
Loaded: 0%
Stream Type LIVE
Remaining Time -:-:-
 
1x
    • Chapters
    • descriptions off, selected
    • subtitles off, selected
    • default, selected
    Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
    plugins premium WordPress