logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Casos de câncer aumentam no Brasil e Goretti Reis pede para que a população faça exames preventivos

FOTO: JADILSON SIMÕES

Por Ascom Parlamentar

 

Na manhã de hoje, 5 de fevereiro, a deputada estadual Goretti Reis (PSD) ocupou a tribuna, durante o pequeno expediente, para falar do “ Dia do Câncer”, comemorado ontem, 4,  e alertar a população sobre o crescimento da doença no Brasil.

“Essa data, 4 de fevereiro, é para reflexão. É inadmissível tantas pessoas morrendo de câncer em todo o país. É preciso que o poder público se organize e planeje disponibilizar atendimento de acordo com a demanda. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou que o Brasil terá 625 mil novos casos de câncer por ano até 2022. Lamentável e preocupante. Outro dado é de que  para a população infanto-juvenil, são esperados 8.460 novos casos por ano no mesmo período.  Mostra ainda que o câncer de pele não melanoma deve permanecer como o mais incidente, com a expectativa de 177 mil novos casos por ano. Em seguida, está com o câncer de mama e  próstata, com 66 mil casos cada; cólon e reto, com 41 mil casos; traqueia, brônquio e pulmão, com 30 mil; e, estômago, com 21 mil. São dados alarmantes e é preciso se achar formas para que as pessoas tenham acessos a exames e tratamentos. A prevenção ainda é a melhor alternativa”, explicou a parlamentar lembrando que em Sergipe os números também assustam. São 2990 casos em mulheres e 2960 em homens.

Ainda segundo informações do Inca, um a cada três casos de câncer poderiam ser evitados pela redução ou eliminação de fatores de risco, como, por exemplo, tabagismo e obesidade. Atividades físicas, cuidados com a exposição ao sol e alimentação saudável com frutas, vegetais e hortaliças frescos, evitando alimentos ultraprocessados, também podem ajudar a evitar o câncer.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo