A deputada Carminha Paiva (Republicanos) subiu à Tribuna, nesta terça-feira (26), para falar sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia, celebrado anualmente em 26 de março. Ela destacou a necessidade de aprender sobre o assunto.
“A ignorância pode levar a estigmas e descriminação, tornando ainda mais difícil para aqueles que vivem com epilepsia encontrar apoio e compreensão. Portanto, é nosso dever como legisladores e membros ativos da sociedade, buscar o conhecimento e a compreensão sobre essa condição neurológica complexa”, afirmou a parlamentar.
A deputada contou que passou a ocupar uma cadeira na União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) durante o ano de 2024. Ela representará a Assembleia Legislativa de Sergipe neste cargo.
“No início desse mês, tive a grata surpresa de ser convidada para compor a Frente Parlamentar Interestadual em defesa das pessoas com epilepsia da Unale. Na mesma proporção que me senti honrada em poder representar a luta das pessoas com epilepsia, sei que é uma grande responsabilidade, pois essa é uma enfermidade que merece nossa total atenção”, disse.
A campanha deste ano tem como tema ‘Epilepsia – Para ajudar é preciso conhecer’. O objetivo é assegurar o acesso a serviços de saúde, educação e emprego. Carminha Paiva informou que protocolou na Casa um projeto de lei que institui o Programa Estadual de Identificação e Acompanhamento Educacional dos Alunos com Epilepsia na Rede de Ensino com o intuito de atender a esta demanda.
As declarações ocorreram durante o pequeno expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese