Capitão Samuel comemora disponibilização de vacinas

Por Wênia Bandeira

O deputado Capitão Samuel (PSC) subiu à tribuna, nesta terça-feira, 23, para comemorar uma iniciativa que deverá disponibilizar vacinas contra o Coronavírus para toda a população sergipana. Ele parabenizou o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD-SE) pela ação que deverá orçar R$ 120 milhões para compra da vacina.

Capitão Samuel explicou que o valor, junto às 400 mil doses asseguradas pelo Governo do Estado, deverá ser suficiente para imunizar os dois milhões de habitantes de Sergipe no próximo ano. Essa quantidade não contabiliza o que será disponibilizado pelo Governo Federal.

“A ideia que surgiu ontem, abraçada por todos os parlamentares federais, é que cada um daria um valor que chegaria a 120 milhões, que daria para comprar 1,6 milhão doses da vacina. Com recursos aqui, com ações dos parlamentares e do Governo do Estado, nós iremos disponibilizar vacina para todos os sergipanos, independente das vacinas que o Governo Bolsonaro está disponibilizando”, Falou Capitão Samuel.

As declarações ocorreram na sessão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Vacina para policiais

O parlamentar ainda comemorou uma decisão do Governo Federal que inclui os policiais na lista de prioridades para a vacina. Ele disse que esteve na semana passada com o ministro da cidadania, João Roma, quando conversou sobre o assunto e teve a resposta agora.

“O Governo Federal mudou o protocolo de vacina, colocou os profissionais de segurança pública como prioridade, por exemplo, na frente dos presos que estão nos presídios. Os presos estão em lockdown, sem sair de casa, mas colocaram na frente dos policiais”, declarou o deputado.

Ele ainda criticou fala do governador Belivaldo Chagas sobre o tema. “Ele fez uma comparação que poderia tirar vacinas dos idosos para dar para os profissionais de segurança pública, eu acho que o governador se equivocou nisso porque o idoso aposentado pode ficar em casa e o policial é obrigado a ir para as ruas, arriscar sua vida”, afirmou.

Ele também lembrou que as ações para impedir a propagação do vírus estão sendo possíveis de serem tomadas em razão do trabalho desempenhado pelos policiais. Capitão Samuel lamentou o discurso.

“Foi uma fala, no mínimo, equivocada do governador Belivaldo Chagas. Eu acho que os profissionais de segurança pública estão nas ruas para garantir a segurança e nesse momento para garantir o decreto que o governador assina. Sem as Polícias Militar e a Civil nas ruas, como aquele decreto vai ser cumprido?”, questionou.

Ele aproveitou para elogiar a decisão de abrir novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), independente de hospitais de campanha. O parlamentar falou que agora o estado conta com 220 leitos de UTI.

Foto: Joel Luiz