Capitão de Fragata João Batista é o novo Cidadão Sergipano

Atendendo a um requerimento do deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), a Assembleia Legislativa concedeu na manhã dessa terça-feira (31), o Título de Cidadão Sergipano ao Capitão dos Portos de Sergipe, o Capitão de Fragata João Batista Barbosa. A solenidade foi bastante concorrida com as presença de amigos e familiares do homenageado, que contou também com a apresentação da Filarmônica Euterpe Maruinense, que além dos Hinos do Brasil e de Sergipe, também tocou o Cisne Branco, Hino da Marinha Brasileira.

Ao justificar a homenagem, o deputado Luciano Bispo diz que fez o reconhecimento ao exemplo de cidadão e brasileiro. “Casado e pai de duas filhas, João Batista aceitou o desafio de sair de sua cidade para liderar a Capitania dos Portos de Sergipe, indicado em 1º de julho de 2015 por sua experiência, profissionalismo e compromisso tão latentes nos empreendimentos que realiza até hoje”.

ALM_2866“Somos extremamente gratos pela valorização do povo sergipano através dos seus projetos, como campanhas periódicas de doação de sangue; o programa “Forças no Esporte”, contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento humano por meio do esporte; realizou diversas campanhas de doação de alimentos à entidades filantrópicas; participou do projeto “Escola na Marinha”, com alunos da rede pública e privada; além da “Operação Cisne Branco”, um concurso de redação que mobilizou em 2015 mais de 1,5 mil alunos da rede estadual e municipal”, completou o presidente da Alese.

Luciano Bispo ressaltou ainda que em dois anos de gestão o Capitão de Fragata formou 242 novos profissionais marítimos em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, Ibama e Adema, além de qualificar 190 servidores da Segurança Pública para tripular e conduzir embarcações a serviço do Estado.

Por fim, Luciano Bispo valorizou o diálogo permanente do Capitão com todos os Poderes, Prefeituras e MPF no intuito de contribuir para o ordenamento do espaço aquaviário e implementação dos planos municipais de gerenciamento costeiro, tendo registrado em dois anos de gestão apenas um acidente, sem nenhuma vítima fatal. “Isso só confirma suas qualidades e sua busca pelo aprimoramento profissional”, disse.

Homenageado

Por sua vez, o Capitão de Fragata tratou logo de criar um novo verbo ao iniciar seu discurso de agradecimento. “Busquei me sergipanizar, dedicando especial atenção ao povo, bem mais precioso desta terra, buscando perfeito alinhamento com o chamado atual da Marinha do Brasil, protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente, como nas Ações Cívico Sociais nas mais diversas comunidades ribeirinhas do Estado, levando atenção médica e odontológica em mais de 5 mil atendimentos”.

ALM_2959“Nos últimos dois anos o Ensino Profissional Marítimo entregou mais de 800 novos profissionais à Comunidade Marítima suprindo o mercado de uma mão-de-obra qualificada em prol da Segurança da Navegação em nossos mares de rios. E pela Segurança da Navegação trabalhamos com empenho no apoio ao projeto de implantação das instalações offshore do Terminal de Regaseificação e Armazenamento de GNL que compõe a Unidade Termelétrica Porto de Sergipe”, completou o homenageado, depois de fazer um relato sobre suas atividades da Capitania dos Portos.

Por fim, ele externou sua gratidão ao povo sergipano pela hospitalidade. “Agradeço também ao presidente Luciano Bispo por um Título tão significativo. Sinto-me distinguido e realizado, sabedor, que tal honraria aumenta meu compromisso com Sergipe e me remete a trabalhar cada vez mais prol da nossa gente que tão bem recebeu a mim, minha família e, também, aos militares da Marinha do Brasil que para cá são movimentados. É dever de justiça também agradecer aqueles que incansável e silenciosamente trabalham por esta terra de esplendor, a tripulação da Capitania dos Portos”.

Da Agência de Notícias Alese

Foto: Jadílson Simões