Capacitação: ‘Constituição em Miúdos’ é apresentada para instituições e educadores

Capacitação sobre a Constituição em Miúdos

Por Stephanie Macêdo – Agência de Notícias Alese

Na tarde desta segunda-feira, 29, a Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (ELESE) promoveu um momento de Capacitação junto a professores, gestores de secretarias municipais de Educação e das Escolas Legislativas de Sergipe sobre a ‘Constituição em Miúdos’. O objetivo é a introdução da Educação Cidadã através da Constituição Federal, adaptada, com linguagem acessível para os estudantes do ensino fundamental.

A autora da Constituição em Miúdos, Madu Macedo

A ‘Constituição em Miúdos’ foi elaborada pela escritora Madu Macêdo e publicada com a parceria do Senado Federal com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL ) e Câmara Municipal de Pouso Alegre, Minas Gerais. O livro visa proporcionar às crianças e adolescentes contato com os temas abordados na Constituição Federal, de forma acessível, propiciando uma reflexão entre as garantias constitucionais e a realidade desses jovens, despertando seu interesse e provocando-os para uma posição mais crítica.

O livro aborda os temas da Constituição através de um romance protagonizado por adolescentes onde a história ocorre em torno do personagem Henrique, que chega a um lugar desconhecido e encontra dois jovens que vão esclarecendo as suas dúvidas sobre a educação, saúde e sistema tributário da região. Nesse diálogo, os três personagens conhecem e debatem dobre o sistema brasileiro.

Diretora da Elese, Isabela Mazza

“A gente acredita que através da educação cidadã a gente possa amadurecer a nossa Democracia, e isso começa em sala de aulas, nas escolas com crianças e adolescentes; para que elas conheçam como funcionam os Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário e as Leis, e tudo isso numa linguagem mais suave, menos árida, pois a nossa Constituição é mais densa. A gente traz histórias dentro de cada lei dessa, e tudo isso para ficar mais gostoso e mais leve para o estudante”, revelou a autora, Madu Macêdo.

A diretora da Escola do Legislativo (Elese), Isabela Mazza, destaca que o trabalho de instalação de Escolas do Legislativo nas Câmaras de Vereadores em Sergipe é o caminho para a introdução da Educação Cidadã nas escolas dos municípios, e, por fim, na vida das crianças e dos adolescentes.

“A gente trabalha em parceria com as Câmaras justamente com o objetivo de chegar com a Educação Legislativa através do esforço de implantação das Escolas do Legislativo. Para isso a gente usa a Constituição em Miúdos, ela é uma ferramenta de introduzir esses conteúdos”, explicou.

Professora Gorete ressalta importância da forma leve e lúdica utilizada para a aprendizagem da Constituição

A diretora frisa que os livros  funcionam como uma base para que o professor, mas não é uma regra. “Cada escola e cada município tem a sua peculiaridade, então cada um usa do melhor jeito que acha que se adeque à realidade da escola. Então a gente tenta chegar naquele município através da Câmara dos Vereadores, criando Escolas do Legislativo, para que as pessoas tenham consciência da importância da Educação Legislativa”, declarou Mazza.

Participante da Capacitação, a professora do município de Nossa Senhora de Socorro, Nária Gorete, salientou a importância do conhecimento das Leis de forma lúdica e mais acessível. “Dessa forma eles conseguem assimilar melhor, aprimorar melhor esse conhecimento”, disse.

Auto da Cidadania

Participantes da Capacitação

Durante o encontro, a Cia de Arte Alese (grupo teatral da Assembleia Legislativa de Sergipe) encenou o espetáculo ‘O Auto da Cidadania’. A peça tem por finalidade conscientizar estudantes, professores e servidores quanto a importância dos Poderes e da participação das pessoas na política.

O diretor da Cia de Arte, Euler Lopes, conta que peça traz uma mensagem importante sobre Direitos e Deveres do cidadão, através do conhecimento das Leis e ainda, sobre o papel dos três Poderes.

“A gente leva para a Escola e para as comunidades a informação de que o Estado é gerido por todos, que há os três poderes: o Legislativo, Executivo e Judiciário, e que eles não trabalham separados e precisam dialogar e com a participação popular.

O diretor da Cia de Arte, Euler Lopes

A participação do povo é muito importante, não só no período eleitoral, mas sim, durante os quatro anos que os políticos vão exercer seus ofícios”, disse.

Capacitação

A capacitação sobre a Constituição em Miúdos para gestores da Educação e das Câmaras de Vereadores de Sergipe irá ocorrer amanhã também, dia 30. Mais informações, através do contato da Escola do Legislativo: (79) 3216-6802 / 6803 / 6845.

Fotos: Joel Luiz- Agência Alese