Em 2023, foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a Lei Estadual de nº 8.965/2022 que institui o ‘Janeiro Roxo’ – mês dedicado à conscientização, mobilização e combate à Hanseníase. As ações acontecem durante todos os meses nas Unidades Básicas de Saúde, mas em janeiro as ações são intensificadas com palestras, fóruns de debates, entre outras mobilizações.
A Campanha é instituída através do símbolo do laço de cor roxa, sendo anualmente incentivada a iluminação ou decoração voluntária da parte externa de prédios, públicos ou privados, com luzes ou faixas na mesma coloração.
A campanha ‘Janeiro Roxo’ ressalta a importância do diagnóstico precoce e a necessidade de buscar atendimento aos primeiros sinais da Hanseníase, evitando a transmissão para outras pessoas e consequências como incapacidades físicas.
Janeiro Branco
Já Lei Nº. 8.257/2017 institui em Sergipe, a campanha Janeiro Branco, mês dedicado à realização de ações educativas para a difusão da importância da prevenção da saúde mental.
A Campanha Janeiro Branco foi iniciada este mês para chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, atingindo 9,3% da população. O relatório mostra ainda que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.
Por isso, a Lei Estadual estabelece que a sociedade civil deve ser esclarecida sobre a importância da saúde mental e emocional através da promoção de palestras sobre a saúde mental e bem-estar, cuidados com a mente e cuidados com a vida.
Fotos: Agência de Notícias Alese