logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

“Março Azul Petróleo” alerta para a prevenção de câncer de colo uterino

 Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

No mês de março, é celebrado a campanha “ Março Azul Petróleo”. Por meio da  Lei nº 8.198, 2016 a iniciativa que tem como objetivo chamar a atenção da população, sensibilizar e conscientizar na prevenção do câncer de colo uterino em Sergipe.

Na Lei Estadual, estão previstas ações  de prevenção e combate a esse tipo de câncer  realizadas em cooperação com a iniciativa privada e com entidades civis, por meio de campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas de combate à doença.

A deputada Dra Lidiane Lucena
Foto: Joel Luiz

“Muitas vezes pelo preconceito, vergonha ou até mesmo questões culturais as mulheres não realizam os seus exames preventivos. O que pode abrir margem para o câncer de colo uterino. Então é de extrema necessidade apresentar a população a necessidade do exame papanicolau (popularmente conhecido exame de lâmina) e assim ajudar no diagnóstico precoce para a doença”, destacou a médica e deputada estadual Dra Lidiane Lucena  (Republicanos).

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, excluídos os de tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. O câncer de mama aparece com maior incidência entre o público feminino seguido pelo de pele.  

No Brasil, a taxa de mortalidade por câncer do colo do útero, ajustada pela população mundial, foi de 4,60 óbitos/100 mil mulheres, de acordo com um estudo realizado pelo Inca em  2020. Para o ano de 2023 foram estimados pelo Instituto  17.010 casos novos, o que representa uma um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres. Em Sergipe, foram contabilizados 220 casos de câncer de colo uterino no ano de 2022.

Por isso, a Lei Estadual tem como objetivo alertar a população sobre o assunto, estimular a  troca de experiências e informações sobre o tema entre profissionais, pacientes e a sociedade em geral e ainda incentivo a campanha estadual de vacinação contra o vírus HPV, destinada meninos e meninas 9 a 13 anos de idade.

 

Foto de Capa: Divulgação 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo