Calazar e matadouro preocupam Maria Mendonça

A  deputada Estadual do  PSDB, Maria Mendonça, utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para chamar a atenção das autoridades públicas do Estado  que atuam na pasta da  Saúde para o enfrentamento ao Calazar.   O Leishmaniose Visceral ou Calazar  – como  é popularmente conhecido – é uma doença infecciosa sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia e outras manifestações.

“Esta pauta está preocupando alguns  municípios do Estado. Sergipe está  sendo considerado um Estado endêmico e isso nos preocupa sobremaneira. Chamo a atenção da Secretaria de Estado da Saúde, e das secretarias municipais para o enfrentamento  a essa zoonose de evolução crônica”,  preocupa-se a parlamentar. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS)  se não tratada e com o   acometimento sistêmico, doença pode  levar a óbito até 90% dos casos.

Segundo expôs, “somente esse ano 55 casos de calazar foram registrados em Sergipe, e desses nove vieram em óbito. Em 2017 foram registrados 74 casos confirmados da doença. Daí a necessidade de os municípios intensificarem as ações de prevenção e combate”, afirmou a deputada maria no pequeno expediente.

Grande Expediente

Continuando uso da tribuna, deputada  ressaltou problema pontual na gestão do município de Itabaiana. Segundo externou, “desde a busca e apreensão que ocorreu  em junho deste ano no matadouro municipal, lamentamos o fato. E ainda, da ocorrência da última quarta-feira, 7, quando fomos surpreendidos com  a decretação da prisão preventiva do prefeito do nosso município,  o do secretário de Agricultura e mais três pessoas. Agora, desde então, pessoas vêm responsabilizando a Família Teles de Mendonça por tal episódio o que repudiamos com veemência”, afirmou a deputada.

Maria ainda ressaltou que tudo isso ocorreu em decorrência de denúncias. “Que, com certeza, não partiram de nenhum membro da família Teles. Não ficamos felizes com o ocorrido”, disse Maria Mendonça enfatizando que o fato de a Maria do Carmo Mendonça Andrade ter entregue documento informando que está apta a substituir o prefeito não significa que a mesma esteja almejando essa condição”, esclareceu a parlamentar.

Para finalizar, ressaltou que num procedimento natural, mediante Lei Orgânica Municipal do município, ressalva que o prefeito e o seu vice, quando no exercício do cargo, não poderão, sem licença concedida pela câmara municipal, se ausentar por período superior há 10 dias sob pena de perder o cargo. “Fato ocorrido  destoa dessa realidade, pois o prefeito  não está ausente por voluntariedade, mas em decorrência de decisão judicial, e por se tratar de uma prisão preventiva, essa pode ser relaxada a qualquer momento. Por fim, deixamos claro que que as representações por nós impetradas são relativas ao abuso do Poder Econômico praticado no período eleitoral, portanto, nada a ver com o suposto desvio d everba do matadouro”, afirmou finalizando sua explanação a deputada Maria Mendonça.

Por, Stephanie Macêdo – Rede Alese

Foto: César de Oliveira