Brasil comemora 201 anos de independência

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

O Brasil comemora, nesta quinta-feira (7), 201 anos de independência. Foi neste dia, no ano de 1822, que Dom Pedro proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, rompendo sua ligação com Portugal.

O processo começou com a transferência da família real portuguesa para o Brasil, em 1808. Dom João VI elevou o Brasil à condição de reino, em 1815, o que fez o Brasil deixar de ser uma colônia e tornar-se parte do reino português. Esse feito desagradou a muitos em Portugal e fez com que, em 1820, fosse iniciada a Revolução Liberal do Porto e, ao fim, declarada a independência brasileira.

Para Sergipe, esta data é ainda mais importante. Isto porque foi desde então que foi dada a Sergipe a condição de estado independente da Bahia. Dom João VI assinou um decreto que isolou Sergipe da Bahia em 1820, mas os conflitos com os baianos continuaram por um longo período.

Dom Pedro I, já imperador do Brasil, no dia 5 de dezembro de 1822, decretou que a Carta Régia de 8 de julho 1820 tinha validade. Isso fez com que Sergipe passasse a ter autonomia e ser considerada uma das províncias do Império do Brasil.

Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese