logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Bioma Caatinga é tema de palestra na Casa Legislativa

De propositura da deputada Estadual, Ana Lula, esteve sendo realizado na manhã de hoje, no plenário da Casa Legislativa de Sergipe (Alese), palestra sobre o Dia Nacional  da Caatinga.  O Dia Nacional da Caatinga é comemorado na data de hoje, dia 28 de abril. Para explicar sobre as potencialidades do Bioma e a importância da preservação da vegetação que é  genuinamente brasileira, foi convidado o engenheiro florestal, Elísio Marinho, superintendente de Biodiversidade e Florestas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semarh)

Segundo explicou o técnico ambiental, a  caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país. A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos. 

Caatinga em Sergipe

Em sua explanação técnico falou sobre ações e programas desenvolvidos na área da Caatinga em Sergipe, a exemplo do Combate à Desertificação do semiárido sergipano. Também destacou sobre a  criação do Monumento Natural Grota do Angico, área que  está vinculada à necessidade de conservação de áreas naturais significativas da Caatinga, preservando os serviços ecossistêmicos existentes na região, além de suas características históricas relacionadas à Grota do Angico –  local onde foi morto o famoso cangaceiro, Virgulino Ferreira, o Lampião.

Estas características contribuíram de forma significativa para a escolha da localização e criação desta UC, que empresta o nome da localidade da emboscada. O MONA Grota do Angico agrega ao seu valor a característica de representar um patrimônio cultural não somente da região, mas também do país. O Monumento Natural Grota do Angico foi estabelecido pelo Governo Estadual de Sergipe com objetivo de preservar o sítio natural da Grota do Angico e elementos culturais associados, mantendo a integridade dos ecossistemas naturais da Caatinga, para o desenvolvimento de pesquisa científica, educação ambiental, ecoturismo e visitação pública. 

Políticas Públicas

Um diagnóstico sobre a Caatinga em Sergipe foi apresentado pelo técnico, que ressaltou que a situação atual  é alarmante, considerou Elísio Marinho. “Há  políticas públicas do Estado para mitigar essa situação”, garantiu Elísio Marinho.

Finalizou sua palestra convidando os parlamentares e a população sergipana para amanhã,  dia 27,  participarem de evento em celebração ao  Dia da Caatinga, evento ocorrerá no Mona, em Canindé de São Francisco. Dentre ampla programação, haverá visitação de áreas para recuperação de solo e nascentes, inaugurações, entre outras ações.

Por, Agência de Notícias Alse – #REDEALESE

Foto: Jadilson Simões

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo