logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Bicentenário: Palestrante falará sobre resistência negra em Sergipe

 

Por Wênia Bandeira – Rede Alese

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) receberá mais um historiador. A visita faz parte da comemoração dos 200 anos da Independência do estado, neste ano de 2020, instituido por lei como ano do Bicentenário.

O professor doutor Petrônio José Rodrigues participará da sessão especial da Alese no dia 17 de agosto, às 9h30. O tema será a resistência negra a luz do Bicentenário da Independência de Sergipe.

A Alese já recebeu uma série de historiadores que falam sobre esses dois séculos de Sergipe, a exemplo de José Carvalho, Edna Matos Antônio, Valéria Oliveira e Maria de Deus Manso. O estado completou 200 anos no dia 8 de julho e mais palestras acontecerão durante todo 2020.

Naquele dia, em 1820, o imperador D. João VI decretou Sergipe independente da Bahia e nomeou Carlos César Burlamaqui para ser seu primeiro governante. A Bahia criou obstáculos, prendendo Carlos Burlamaqui. D. Pedro I confirmou, por Carta Imperial, em 5 de dezembro de 1822, reafirmando a autonomia de Sergipe.

A lei que institui o ano de 2020 como “Ano Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe” foi aprovada pela Casa em 23 de janeiro, sendo sancionada pelo Governo do Estado em 28 de janeiro de 2020.

Foto: Pixabay

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo