logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Bicentenário conta a trajetória de Sergipe durante videoconferência

Por Stephanie Macêdo 

Mais um tema sobre a história de Sergipe foi apresentado na manhã de desta segunda -feira (21) durante o ciclo de conferências dos 200 Anos de Emancipação Política do Estado de Sergipe. Desta vez, o professor doutor em História, Antonio Lindvaldo Sousa,  foi o conferencista do dia, onde, na ocasião de sua exposição, a identidade de Sergipe foi  apresentada por meio da seguinte temática:  “Textos Pioneiros para Entender a Formação de Sergipe”.  

A formação de Sergipe, cenário que englobou a formação da cultura, da economia, da população e  do  território sergipano, foram  pontos discorridos  pelo professor Antônio Lindvaldo, que trouxe como texto base da história de Sergipe, o livro de  Marcos Antônio de Souza, do século XIX. A exposição também contou com a participação do professor Renaldo Ribeiro, que  foi o mediador da videoconferência.  

De acordo com o  professor Jorge Carvalho, que faz parte da Comissão de Organização do Bicentenário de Sergipe, o ciclo de conferências foi iniciado de forma presencial no mês de março, contudo, diante da ocorrência da pandemia por conoravírus, as conferências vieram a ser apresentadas  por meio de videoconferências on-line (Webinar).  

Segundo  o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, Irineu Fontes, o papel do sistema de comunicação da Casa é fundamental  na apresentação da história e independência de Sergipe nesses dois séculos. “Estamos levando para a população sergipana, através de todos os nossos meios de comunicação, a formação da história de Sergipe por meio de grandes pensadores e intelectuais sergipanos. Além do conteúdo apresentado, estamos levando todas essas informações com muita qualidade”, disse Irineu.

Bicentenário

O projeto “Seminário Sergipe 200” foi  criado para apresentar  o total de oito conferências,  a ser realizada uma vez por mês, e  concluída no mês de novembro. O objetivo  das exposições é analisar o processo de formação histórica de Sergipe, desde a fundação da capitania de Sergipe Del Rey em 1920 por D. João 6º, até o momento presente. 

A próxima palestra está programada para ocorrer no dia 19 de outubro. A professora Marilza Oliveira contará a história de Sergipe através da seguinte temática: “A língua portuguesa  falada em Sergipe”. 

Fotos: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo