Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese
Para incluir as Pessoas Com Deficiência (PCD), a Biblioteca da Escola do Legislativo (Elese), órgão da Assembleia Legislativa de Sergipe, dispões de cerca de 20 livros em braile. Os títulos estão disponíveis para leitura da população em geral.
Neste dia 8 de abril é celebrado o Dia Nacional do Sistema Braille. A data foi instituída em homenagem ao nascimento de José Alvares de Azevedo, primeiro professor cego do Brasil, que trouxe da França, ensinou e divulgou o sistema de leitura e escrita usado em todo o mundo.
Os livros disponíveis foram recebidos pela Biblioteca da Elese através de doações. “A maior parte desses livros que nós temos a disposição vieram por doações de outros órgãos públicos, como Senado Federal, Câmara dos Deputados, entre outros. A gente montou esse acervo porque essa é uma responsabilidade que a Biblioteca tem, tem a função social, além de cultural e informativa, para proporciona a inclusão de pessoas”, falou o bibliotecário Celson Iris da Silva, responsável pelo local.
No espaço, é possível ter acesso à Constituição do Estado de Sergipe, Lei Orgânica do Município de Aracaju, Estatuto do Servidor Público, além de obras que falam sobre o Senado Federal, inclusão de Pessoas Com Deficiência no mercado de trabalho, ética, direito e administração pública.
A Biblioteca está planejando um evento a ser realizado para o público com deficiência, seja visual, auditiva, mental ou de locomoção. A ideia é mostrar ao interessados que os livros estão à disposição para todos, sem restrição.
“Nosso trabalho é sempre abrir a Biblioteca para novos públicos que não tem encontrado facilidade de acesso à informação em outros lugares. A gente quer demonstrar que a Casa do Povo tem essa função de aproximar a sociedade da instituição”, afirmou Celson.
A Biblioteca da Elese está localizada na Praça Fausto Cardoso, no centro da capital sergipana. As portas ficam abertas de segunda a sexta-feira.
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese