Por Secretaria da Mesa Diretora/Shis Vitória
Outorga do Diploma do Mérito Cultural Epiphânio Dória voltada para 28 personalidades e instituições que prestaram ou ainda desenvolvem relevantes serviços na área cultural de Sergipe. Assim aconteceu na manhã desta segunda-feira, 27 de novembro, a solenidade promovida pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) reunindo artistas, entusiastas e incentivadores da arte e cultura no auditório da Biblioteca Epiphânio Dória, em Aracaju.
Nesta nova edição, o Conselho Estadual de Cultura conferiu ao jornalista, produtor cultural, Coordenador de Assuntos Culturais da Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória e Curador do Espaço Cultural Deputado Djenal Queiroz da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), Beneti Nascimento, a sua maior honraria. “Estou orgulhoso pela indicação e esse reconhecimento me estimula a continuar trabalhando pela cultura do nosso Estado. Conviver com a cena cultural de Sergipe, suas manifestações e atores têm sido muito gratificante. Sou grato ao Conselho pela homenagem”, ressaltou.
Durante o respectivo discurso, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Igor Albuquerque, celebrou a realização da ocasião festiva que enaltece o segmento cultural. “Um reconhecimento direcionado a personalidades e instituições que se destacaram no desenvolvimento e na preservação da memória cultural do Estado”, frisou.
O Diploma do Mérito Cultural Epiphânio Dória criado pela Resolução 002/79, de 3 de dezembro de 1979, alterada pela Resolução 002/2021, de 5 de outubro de 2021, e publicada no Diário Oficial do Estado de Sergipe, no dia 4 de novembro de 2021, em seu Artigo 1º, diz o seguinte: “Fica instituído o Diploma do Mérito Cultural Epiphânio Dória, com objetivo de homenagear pessoas físicas e jurídicas que, ao longo de sua vida, tenham reconhecidamente contribuído para o desenvolvimento da Cultura e a preservação da memória cultural de Sergipe.”
Histórico profissional
Beneti é jornalista com especializações em Marketing (MBA/FGV) e Relações Internacionais (UnB). Tem um máster internacional em Estudos para a Paz e Resolução de Conflitos (Universidade D.Jsume I- Espanha). Atuou como observador de conflitos e de eleições em países da América do Sul e Central. Atuou no campo da música como compositor e fundador do grupo Bolo de Feira (ao lado de Antônio Carlos Du Aracaju). Produziu e dirigiu shows musicais e programas especiais para a TV Brasil e Rádio Nacional. Produziu conteúdos didáticos para rádio e TV, assim como veículos e plataformas do Ministério da Saúde.
Em Sergipe, mais recentemente, produziu e dirigiu conteúdos culturais para a emissora Aperipê (AM e FM). Fez parte do Conselho Estadual de Cultura. Hoje é Coordenador de Assuntos Culturais da ELESE e Curador do Espaço Cultural Djenal Queiroz da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). É autor do livro: ‘Brasil x Argentina – do Veto ao Voto” – sobre a ditadura e abertura nos dois países (trabalho realizado em formação em REL).
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese