Por Júnior Matos
Na manhã desta quarta-feira (31) a autora da coletânea de livros ‘Constituição em Miúdos, Madu Macedo, que também é representante da Escola do Legislativo da Câmara Vereadores de Pouso Alegre (MG) fez uma visita de cortesia ao presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) deputado Luciano Bispo. O encontro teve como finalidade apresentar um balanço das capacitações ofertadas aos professores e educadores sociais na Escola do Legislativo (Elese) deputado João Seixas Dória que aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto.
“ A ideia da visita é apresentar aos deputados estaduais a autora deste projeto que é muito importante para a sociedade. Aproveitamos a oportunidade para iniciar a distribuição da ‘ Coleção em Miúdos` nas escolas sergipanas. Temos certeza que este é um passo importante para a garantia de direitos de direitos e acesso a educação cidadã ”, explicou a diretora da Elese, Izabela Mazza.
Os exemplares da ‘Constituição em Miúdos’ estão sendo distribuídos pelo Senado Federal. ”Com os livros em mãos faremos a distribuição nas escolas que poderão trabalhar não somente com livros, mas podem desenvolver outras atividades como exibição de vídeos, teatro entre outras opções a critério do professor”, completou Izabela Mazza.
Para a autora da ‘Coleção em Miúdos’ Madu Macedo a apresentação da coletânea aos deputados sergipanos é muito importante. “Sergipe é o primeiro estado do Brasil a trabalhar com a ‘Coleção em Miúdos’. Essa ação é um avanço educacional para os jovens sergipanos e brasileiros”, destacou a escritora Madu Macedo.
A Coleção ‘ Constituição em Miúdos’ é composta pelo volume II e também o Estatuto da Igualdade Racial, Lei Maria da Penha e Estatuto da Criança e do Adolescente.
Capacitação
A capacitação promovida pela Escola Do Legislativo (Elese) deputado João Seixas Dória nos dias 29 e 30 foi voltada para professores e educadores sociais e teve como objetivo estimular a aplicação da ‘Constituição em Miúdos’ nas escolas.
A coletânea do livros tem como objetivo proporcionar às crianças e aos adolescentes acesso a temas como a Constituição Federal, de forma acessível e com linguagem adaptada para eles.
Na publicação, ainda é possível encontrar um romance protagonizado por adolescentes no qual a história ocorre em torno do personagem Henrique, que chega a um lugar desconhecido e encontra dois jovens que vão esclarecendo as suas dúvidas sobre a educação, saúde e sistema tributário da região. Nesse diálogo, os três personagens conhecem e debatem sobre o sistema brasileiro.