Auto de Natal Sergipano é aplaudido pelo público de Estância

por Stephanie Macêdo

Um misto de alegria, esperança e crença se espalhou entre o público da cidade de Estância que acompanhou na noite de ontem (19) as encenações do  ‘Auto de Natal Sergipano’ – espetáculo idealizado pela Escola do Legislativo de Sergipe, em parceria com a Companhia de Arte (Cia de Arte- ELESE). Autoridades municipais e população local contemplaram ao espetáculo teatral e musical que conta a história do nascimento de Jesus Cristo por meio da sergipanidade e da diversidade religiosa. Exibição ocorreu na Praça Nossa Senhora de Guadalupe.

Cia de Arte da ELESE emociona e diverte público em Estância

A coordenadora da Cia de Arte, Mônica Moreira, explica que o Auto de Natal apresentado em versão de cordel traz uma exibição diferenciada, entrelaçando o nascimento de Jesus com a cultura sergipana. “O texto da peça fala do Rio Sergipe, fala de bênçãos e de axé, contemplando as religiões e a nossa cultura”, externou, salientando ainda que o contexto envolve a Cidadania. “Nosso papel é levar a cidadania e nada maior que apresentá-la através do respeito, por meio da igualdade de gênero e da religião”, observa.

Cantor, compositor e diretor musical do Auto de Natal Sergipano, Neu Fontes – que também é o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa –  explica que o  enredo que envolve  a participação de personagens sergipanos e personagens  sertanejos é acompanhado por músicos e pelo coral da Alese, o Corales.

Neu Fontes diretor musical do Auto do Natal Sergipano

“Temos também o baião e o xaxado no repertório do Auto do Natal, são músicas ligadas à nossa região e que envia a mensagem de Natal, a mensagem de Jesus e do amor. A Assembleia este ano traz a palavra ‘Acreditar’ como mensagem maior.  É o acreditar no futuro, no que a gente tem pela frente como renovo e esperança. A gente vem trabalhando para isto e o espetáculo avisa isso às pessoas: vamos acreditar, vamos ter fé, que tudo vai melhorar. Essa é a mensagem que o Auto de Natal Sergipano leva”, declarou Neu Fontes, frisando que o espetáculo está correndo alguns municípios de Sergipe.

O prefeito da cidade de Estância, Gilson Andrade, junto ao presidente da Câmara de Vereadores, Misael Dantas, à secretária de Turismo  Lidiane Nobre e a diretora da Escola do Legislativo Municipal, Edneuza Melo, participaram e aplaudiram a iniciativa da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Segundo o prefeito, após diversas restrições provocadas pela pandemia, retornar ao cenário de vida nova com um espetáculo que faz alusão à esperança e a vida é muito significativo para o povo de Sergipe e de seu município.

Prefeito de Estância parabenizou a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, através do Presidente da Casa, Luciano Bispo, por apresentação do Auto do Natal Sergipano em Estância.

“Desde o dia 16 de novembro a gente está com diversas atividades externas, sexta, sábado e domingo, para que nós possamos viver verdadeiramente o sentimento natalino, o Natal que é tão importante pra o nosso povo, pra nossa gente, neste período de retomada do nosso dia a dia. Quero parabenizar a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, ao Presidente da Casa, Luciano Bispo, por trazer hoje aqui para Estância o Auto do Natal Sergipano, com toda sua equipe e de ter aqui o Neu Fontes, é um grande agente cultural do nosso Estado de Sergipe. Tudo isso nos enche de orgulho e de muita alegria”, declarou.

Dona Maria dos Santos, 78 anos,  aposentada, sentou na praça com netos, noras e filhos para aplaudir a encenação. “Que beleza essa peça, fico muito feliz  de vir para praça para ver esse teatro muito lindo, eu gostei foi muito”, disse ela, com olhos brilhantes, comovida pelo espetáculo.

Espetáculo

Músicos, atores e coralistas compõem o Auto de Natal

O Auto de Natal Sergipano envolve, aproximadamente, 40 pessoas, entre elenco, músicos, coralistas, equipe de produção, de logística e da comunicação. Seis atores atuam diretamente na Peça Teatral, que  tem por convidados os atores César Leite e Amadeu Netto. A parte musical do espetáculo é formada pelo cantor Neu Fontes, pelo percussionista Tontoy e pelo sanfoneiro Alegria, que cantam e encantam junto com o Corales- coral composto por servidores do Poder Legislativo. A peça do Auto de Natal é assinada pelo dramaturgo, Euler Lopes.

A turnê do  Auto de Natal já percorreu a capital de Sergipe, e o município de Tobias Barreto. A próxima apresentação irá acontecer  nesta próxima quarta-feira, 22, na cidade de Nossa Senhora de Aparecida, no Sertão de Sergipe.

Fotos: Jadilson Simões