por Stephanie Macêdo
Um misto de alegria, esperança e crença se espalhou entre o público da cidade de Estância que acompanhou na noite de ontem (19) as encenações do ‘Auto de Natal Sergipano’ – espetáculo idealizado pela Escola do Legislativo de Sergipe, em parceria com a Companhia de Arte (Cia de Arte- ELESE). Autoridades municipais e população local contemplaram ao espetáculo teatral e musical que conta a história do nascimento de Jesus Cristo por meio da sergipanidade e da diversidade religiosa. Exibição ocorreu na Praça Nossa Senhora de Guadalupe.
A coordenadora da Cia de Arte, Mônica Moreira, explica que o Auto de Natal apresentado em versão de cordel traz uma exibição diferenciada, entrelaçando o nascimento de Jesus com a cultura sergipana. “O texto da peça fala do Rio Sergipe, fala de bênçãos e de axé, contemplando as religiões e a nossa cultura”, externou, salientando ainda que o contexto envolve a Cidadania. “Nosso papel é levar a cidadania e nada maior que apresentá-la através do respeito, por meio da igualdade de gênero e da religião”, observa.
Cantor, compositor e diretor musical do Auto de Natal Sergipano, Neu Fontes – que também é o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa – explica que o enredo que envolve a participação de personagens sergipanos e personagens sertanejos é acompanhado por músicos e pelo coral da Alese, o Corales.
“Temos também o baião e o xaxado no repertório do Auto do Natal, são músicas ligadas à nossa região e que envia a mensagem de Natal, a mensagem de Jesus e do amor. A Assembleia este ano traz a palavra ‘Acreditar’ como mensagem maior. É o acreditar no futuro, no que a gente tem pela frente como renovo e esperança. A gente vem trabalhando para isto e o espetáculo avisa isso às pessoas: vamos acreditar, vamos ter fé, que tudo vai melhorar. Essa é a mensagem que o Auto de Natal Sergipano leva”, declarou Neu Fontes, frisando que o espetáculo está correndo alguns municípios de Sergipe.
O prefeito da cidade de Estância, Gilson Andrade, junto ao presidente da Câmara de Vereadores, Misael Dantas, à secretária de Turismo Lidiane Nobre e a diretora da Escola do Legislativo Municipal, Edneuza Melo, participaram e aplaudiram a iniciativa da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Segundo o prefeito, após diversas restrições provocadas pela pandemia, retornar ao cenário de vida nova com um espetáculo que faz alusão à esperança e a vida é muito significativo para o povo de Sergipe e de seu município.
“Desde o dia 16 de novembro a gente está com diversas atividades externas, sexta, sábado e domingo, para que nós possamos viver verdadeiramente o sentimento natalino, o Natal que é tão importante pra o nosso povo, pra nossa gente, neste período de retomada do nosso dia a dia. Quero parabenizar a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, ao Presidente da Casa, Luciano Bispo, por trazer hoje aqui para Estância o Auto do Natal Sergipano, com toda sua equipe e de ter aqui o Neu Fontes, é um grande agente cultural do nosso Estado de Sergipe. Tudo isso nos enche de orgulho e de muita alegria”, declarou.
Dona Maria dos Santos, 78 anos, aposentada, sentou na praça com netos, noras e filhos para aplaudir a encenação. “Que beleza essa peça, fico muito feliz de vir para praça para ver esse teatro muito lindo, eu gostei foi muito”, disse ela, com olhos brilhantes, comovida pelo espetáculo.
Espetáculo
O Auto de Natal Sergipano envolve, aproximadamente, 40 pessoas, entre elenco, músicos, coralistas, equipe de produção, de logística e da comunicação. Seis atores atuam diretamente na Peça Teatral, que tem por convidados os atores César Leite e Amadeu Netto. A parte musical do espetáculo é formada pelo cantor Neu Fontes, pelo percussionista Tontoy e pelo sanfoneiro Alegria, que cantam e encantam junto com o Corales- coral composto por servidores do Poder Legislativo. A peça do Auto de Natal é assinada pelo dramaturgo, Euler Lopes.
A turnê do Auto de Natal já percorreu a capital de Sergipe, e o município de Tobias Barreto. A próxima apresentação irá acontecer nesta próxima quarta-feira, 22, na cidade de Nossa Senhora de Aparecida, no Sertão de Sergipe.
Fotos: Jadilson Simões