logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Áurea Ribeiro questiona Prefeitura de Lagarto por extinção do Centro Municipal de Equoterapia

Em sua participação da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta quarta-feira (19), a deputada Áurea Ribeiro (Republicanos) levou a tribuna o seu descontentamento em razão do fechamento do Centro de Equoterapia do município de Lagarto.

“Em Lagarto, o nosso Centro Municipal de Equoterapia está fechado. É assustador, porque é um espaço novo, que foi entregue às mães atípicas para cuidar dos seus filhos e que funcionava todos os dias, gratuitamente. E hoje está fechado por questões políticas, pois querem apagar o histórico da ex-prefeita Hilda Ribeiro, de uma gestão humanizada, que cuidava de seu povo sem olhar cor partidária. Então, gente, vamos nos alertar. Somos mulheres, somos mães. Nos ajude a abraçar essa bandeira para que essa equoterapia retorne e seja reaberta para o atendimento das nossas crianças. Crianças que precisam e necessitam desse acolhimento”, afirmou a parlamentar.

O que é a equoterapia?

É um método terapêutico inovador que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar, envolvendo saúde, educação e equitação. Seu objetivo é promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. Este método tem se mostrado eficaz na melhoria de diversos aspectos físicos e psíquicos dos pacientes, incluindo aumento da força muscular, coordenação motora, equilíbrio, socialização, autoconfiança e autoestima. As sessões, que duram cerca de 30 minutos e são realizadas uma vez por semana, podem ser individuais ou em grupo, sempre sob a orientação de um terapeuta especializado. Entre os principais benefícios estão melhorias significativas na força muscular, na coordenação motora e no equilíbrio, além de ganhos importantes na socialização, autoconfiança e autoestima dos praticantes.

Terreno em disputa judicial

Ainda segundo a deputada, a atual Administração teria fechado a equoterapia municipal para servir aos seus próprios interesses políticos.

“Eles entregaram um serviço que era público para um aliado e que agora, inclusive, deixou de ser gratuito. O terreno onde hoje funciona essa outra equoterapia está em disputa judicial, porque o atual prefeito quer anular a permuta feita. Mas ontem, a Justiça sergipana reconheceu a legalidade da permuta do parque de exposições, que tinha por objetivo desafogar as despesas com alugueis para funcionamento de órgãos do Município. E agora eu, como mulher, como mãe, pergunto: como ficam essas mulheres? Essas mães? Essas crianças que precisam da equoterapia? O que justifica essa crueldade?”, questionou, Áurea.

Gratidão ao Governo

Áurea Ribeiro parabenizou e agradeceu ao governador Fábio Mitidieri pela entrega da reforma e ampliação do Centro de Excelência Professor José Cláudio Monteiro, localizado no povoado Jenipapo, em Lagarto.

As principais intervenções incluem a construção de uma quadra de esportes com arquibancada, duas novas salas de aula, um auditório, passarelas de acesso e espaços específicos para armazenamento de gás e lixo. Além disso, foram realizadas adequações na biblioteca, laboratórios de química e biologia, refeitório, salas de aula, sala de recursos, sala dos professores, depósito, almoxarifado, secretaria, coordenação e diretoria.

Pontos de apoio a Saúde, fechados

Novamente se reportando ao município de Lagarto, a deputada comentou sobre o fechamento de Pontos de Apoio à Saúde naquele município.

“Eu peço à secretária de saúde que tenha mais uma visão de sensibilidade para acolher o tratamento do nosso povo que está clamando por atendimento nos Pontos de Apoio à Saúde que foram fechados sem justificativa”, apelou.

Foto: Jadilson Simões| Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo