A deputada Áurea Ribeiro, usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), nesta terça-feira (19) para destacar o Dia Mundial da Diabetes. Segundo uma estimativa da Secretaria de Estado da Saúde a doença atinge quase 95 mil sergipanos.
O diabetes atinge 10,2% da população brasileira, conforme dados da pesquisa Vigitel Brasil 2023 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico)
“A diabetes é uma condição crônica, que, se não controlada, pode levar a complicações graves, como doenças cardíacas e renais, cegueira e até amputações. Mais do que um problema de saúde pública, a diabetes também é um desafio social que exige ações concretas e políticas públicas eficazes”, ressaltou a deputada Áurea Ribeiro.
Durante o pronunciamento, a parlamentar falou que apresentou o projeto de lei nº 401/2024, que cria a carteira de identificação da pessoa com diabetes. “A medida visa justamente garantir, por exemplo, em uma urgência, o conhecimento imediato da condição daquele paciente, proporcionando uma melhor assistência médica e prioridade de atendimento. Além disso, a carteira também irá garantir um atendimento mais ágil, seguro e eficaz, evitando a burocracia no acesso a serviços”, explicou a parlamentar.
Dia Mundial da Diabetes
Estabelecido e comemorado em 14 de novembro, o Dia Mundial da Diabetes homenageia a data de aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best.
A cor azul representa o Diabetes em todo o planeta com a ênfase no azul, cor que reflete o céu e une todas as nações, também a cor do diabetes, cujo símbolo é um círculo azul, figura que simboliza a vida e a saúde.
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese