Por Ascom Parlamentar
Segundo levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2018, houve um crescimento de 30,7% no número de homicídios de mulheres em todo país. Entre os estados, Sergipe ocupa a 3ª colocação, perdendo apenas para o Rio Grande do Norte e Ceará. Outro agravante é que, segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o 5°país do mundo onde ocorre maior número de feminicídios.
Para a deputada estadual Diná Almeida (PODE) esse é um dado preocupante e revela que há muito para ser feito com o objetivo de reverter essa lamentável realidade. “Há uma necessidade nacional e estadual da implantação de ações com o objeto claro de combater esse crescimento. Em outros estados, algumas medidas já foram tomadas, a exemplo do monitoramento eletrônico (tornozeleiras) para fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas e a disponibilização do “botão de pânico” para as vítimas”.
De acordo com a parlamentar, há ações e programas previstos pela Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres que precisam de mais apoio para que sejam expandidas para outros estados. Dentre as iniciativas, está a expansão do projeto “Casa da Mulher Brasileira”.