Através de uma indicação, o deputado estadual Augusto Bezerra (PHS) tenta, junto ao Governo do Estado, incluir em quaisquer discussões sobre benefícios para profissionais de Segurança Pública os agentes penitenciários. Augusto lamenta que hoje quando se fala em Segurança Pública discute-se Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, mas se excluí os agentes penitenciários.
“É importante que o secretário de Segurança Pública e o secretário de Justiça incluam nas discussões sobre os profissionais de Segurança Pública os agentes penitenciários. Essa importante categoria não pode ficar de fora das discussões sobre armamento, condições de trabalho, aumento salarial… Qualquer benefício para a segurança tem que alcançar os agentes penitenciários”, defende Augusto.
Gratuidade nos ônibus
O deputado também reapresentará, agora no reinício dos trabalhos na Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei que objetiva assegurar aos agentes penitenciários a gratuidade nos ônibus intermunicipais, quando estiverem se dirigindo ao trabalho ou voltando para seus domicílios.
“Já tivemos grandes vitórias nos governos Albano Franco e João Alves Filho… Temos penitenciária em Tobias Barreto, em São Cristóvão, em Glória e é importante que esses agentes gozem dessa gratuidade porque prestam um serviço muito importante para sociedade. É um projeto de um alcance social muito grande, e entendo que as empresas de ônibus não têm nada a perder em ajudar a desenvolver o seu papel”, disse Augusto.
O deputado explica sua preocupação com os agentes penitenciários observando que é uma categoria importantíssima. “É uma categoria que não pode ser desprezada. Eles cuidam de pessoas que estão isoladas, pessoas que se misturam com diversos tipos de crimes no mesmo local e é preciso que a gente tenha um pessoal motivado, organizado e bem treinado, até porque expõe a vida das pessoas. Eu não tenho dúvida que esse governo precisa dar atenção. A atenção, às vezes, a gente pensa que é só salário. Mas é também treinamento, palestra e que eles façam parte na integração da Secretaria de Segurança Pública. Que sejam ouvidos em suas reivindicações”, disse Augusto.
Texto e foto: Ascom Parlamentar