logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Audiência Pública discutiu o Hip Hop como elemento de cultura, educação e cidadania

Por Ascom Parlamentar

Com o tema “O Hip Hop como elemento de cultura, educação e cidadania”, a Assembleia Legislativa de Sergipe realizou Audiência Pública, na manhã desta sexta-feira, 18, por iniciativa do deputado estadual Iran Barbosa, do PT. Debateram o tema os ativistas do movimento, Gerffeson Santos Santana (Mano Sinho) e Iza Jakeline Barros (Negratcha); a MC e estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Yala Thamires Souza Santos; o rapper e advogado Thiago Borges e o rapper e apresentador Anderson Clayton Passos (Hot Black).

Para o deputado Iran Barbosa, o tema proposto tem alcance social e interessa a sociedade, de forma que abrir o espaço do Parlamento Estadual para essa discussão é fundamental.

“É um tema que nos interessa e que precisa ser aprofundado por todos aqueles que lidam com a coisa pública e, por ter penetração na juventude, deve estar na agenda prioritária da nossa sociedade. Esperamos, a partir dessa audiência pública, tirar encaminhamentos importantes para a construção de políticas de valorização dessa rica cultura, que é o Hip Hop, até porque nós sempre apostamos no protagonismo juvenil”, destacou.

O ativista do movimento, Gerffeson Santo Santana, mais conhecido como Mano Sinho, destacou a importância de a periferia estar tendo voz e vez no Parlamento, um espaço político que pouco se abre para as populações periféricas. Para ele, o Hip Hop é um divisor de águas na vida de muitos jovens negros e pobres que, como ele, enfrentam as enormes dificuldades, no convívio com a pobreza e a falta de oportunidades.

“Assim como eu, que aos 11 anos descobri o Hip Hop, que me fez entender quem eu era e onde estava, o movimento é o ponto de partida para muitos jovens iniciarem uma mudança de vida. Foi através do Hip Hop que pude fazer leituras do mundo e entender o porquê das desigualdades sociais, que são estruturais e precisam ser enfrentadas e mudadas. O Hip Hop veio como movimento de contracultura para contestar os dilemas vividos pela periferia e empoderar a nossa juventude marginalizada”, afirmou.

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo