logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Audiência Pública debate riscos de privatização da DESO

Iran Barbosa (PT) realiza audiência para debater os riscos da privatização da DESO

Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese

Unidos em uma única bandeira de luta que é a de defender a classe dos menos favorecidos, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 08, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) um debate sobre o “Projeto de Lei nº 3.261/2019 e os riscos de privatização da DESO para os sergipanos”.

De acordo com o responsável pela iniciativa, deputado estadual Iran Barbosa (PT), o debate em torno da defesa de manter a Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) e do PL nº 3.261 que tramita no Congresso Nacional, caso aprovado poderá trazer consequências drásticas para a política de saneamento do Brasil.

“Queremos reafirmar a importância da DESO como uma empresa de caráter público que não tem como objetivo meramente o lucro. A DESO está presente nos municípios sergipanos assegurando o abastecimento de água, política de saneamento e não podemos abrir mão disso porque água não é mercadoria e não pode ser objeto de negócio”, destacou Iran Barbosa.

Presidente do SINDISAN, Sílvio Sá, destaca que Marco Regulatório de Saneamento passa por momento crucial

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (SINDISAN), Sílvio Sá, durante pronunciamento falou que o Marco Regulatório de Saneamento está passando um momento crucial. Disse ainda que o PL nº 3.261 já foi aprovado em Comissões do Congresso Nacional e, nos próximos 15 dias, será apreciado no plenário da Câmara Federal.

“A iniciativa privada prevê lucros e não o social. Quem vai sofrer é quem está na ponta com a falta de ampliação de um sistema de água distribuída, rede coletora de esgoto e aumento tarifário. Então, tudo isso, quem vai pagar a conta é a população de baixa renda que, hoje, é responsável por 70% da arrecadação da DESO com a tarifa mínima”, frisou.

Superada a audiência pública, Sílvio destacou que o próximo passo é realizar uma peregrinação junto aos prefeitos das médias e pequenas cidades para fazer “pressão política” junto aos deputados federais em Brasília, para evitar que a PL seja aprovada.

Coordenador da FNSA, Arilson Wunsch, afirma que brasileiros passam por um momento difícil

O coordenador da Frente Nacional do Saneamento Ambiental (FNSA), Arilson Wunsch, colocou que os brasileiros estão passando por um momento difícil da democracia no geral no País. Juntamente a isso, vem uma série de ataques que afrontam à população, entre eles, o saneamento básico que deve ser tratado como saúde pública.

“Temos que modernizar o Marco Regulatório que tem apenas 10 anos e não destruí-lo como o Governo Federal está querendo fazer. Dizer que a iniciativa privada terá voz e vez é uma falácia, pois o Marco de Saneamento já tem. É só participar dentro do setor e buscar a participação como prestador de serviço porque as leis já permitem isso”.

Ele alertou que se a população e prefeitos não se mobilizarem os menores municípios vão sofrer, principalmente, aqueles que têm entre 20 mil e 30 mil habitantes. “Só terá água aquele que pagar. O pobre estará cada vez mais distante desse serviço tão essencial à vida”, frisou.

Pedro Romildo, secretário do CNU, destaca forma irresponsável do Governo Bolsonaro em transformar a água em mercadoria.

Pedro Romildo Pereira dos Santos, secretário Nacional de Saneamento do Conselho Nacional Urbanitários (CNU) destacou que de forma irresponsável, o Governo Bolsonaro está querendo transformar a água em mercadoria.

“O saneamento é um dos serviços mais importantes e fundamentais para a saúde e a vida das pessoas. Além disso, esse modelo que estão tentando implementar não funcionou em lugar nenhum do mundo. A lógica da empresa privada é que a água é uma mercadoria, ou seja, um produto qualquer. Se tiver condição de consumir e pagar, tem; se não tem como pagar, terá que fazer poço artesiano para poder ter acesso.  É um projeto de lei totalmente cruel porque pega um serviço fundamental como a água e transfere para o setor privado”.

Presidente da FNU, Pedro Tabajara, diz que privatização do setor aumentará o índice de doenças

Seguindo a mesma linha de pensamento, o presidente da Federação Nacional Urbanitário (FNU), Pedro Tabajara Blois Rosário, colocou que a privatização do setor aumentará o índice de doenças, a exclusão da população de baixa renda e a proliferação de doenças de veiculação hídrica.

“Sem contar que as empresas privadas só têm um viés que é o lucro. Aqui no estado, a DESO que é uma companhia que hoje atende com água potável 80% da população e com esgotamento sanitário com 60%, está no nível quase de chegar à universalização. E o governo federal quer tirar essa concessão da DESO para entregar a empresas privadas que não vão investir. E se for, vão correr atrás de recursos de BNDS, que é um banco público, ou seja, em vez do governo pegar o dinheiro do BNDS e entregar para as empresas públicas fazerem a universalização, vão querer entregar para empresas privadas”.

O coordenador do DIEESE, Luiz Moura, observou que todo processo de privatização é preocupante

O coordenador do DIEESE, Luiz Moura, observou que todo processo de privatização é preocupante. Disse que o primeiro impacto da privatização da DESO será o aumento imediato nas tarifas de água de 36% por conta do ICMS que passará a ser cobrado.

“Além disso, temos as perdas que a DESO tem serão colocadas na tarifa como roubo de água ou cano que estoura. Tudo isso vai ter um percentual que a empresa privada não vai querer perder. Se olhar a energia que foi privatizada, é uma das mais caras do mundo”.

Luiz Moura lembrou que na gestão do ex-governador Jackson Barreto o processo de privatização da DESO foi barrada. “Na época ficamos felizes! Mas, um ano depois, o mesmo governo inicia esse processo de privatização da DESO, demonstrando certa incoerência. Acho que o governador Belivado não deveria ceder a essas pressões do Governo Federal”.

Fotos: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo