Audiência pública debate degradação do Velho Chico em Canindé

Na próxima quinta-feira, 14, a população de todo o Alto Sertão irá debater os desafios e alternativas para Salvar o Rio São Francisco, durante audiência pública. A atividade acontece a partir das 19h, no Clube Altemar Dutra, localizado na Praça Ananias Fernandes, em Canindé de São Francisco.
A realização é da Frente Parlamentar Mista de Meio Ambiente, Segurança Alimentar, Comunidades Tradicionais e dos Povos de Terreiro, coordenada pela Deputada Estadual Ana Lúcia, em parceria com a Associação Nossa Senhora da Conceição (ACONASCE) e a Rádio Comunitária Amanhecer FM.
Para apresentar dados sobre a situação de degradação em que se encontra o Velho Chico e aprofundar o debate acerca das possíveis soluções para os problemas apontados, a audiência contará com a palestra do vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira.
“O Rio São Francisco, do qual depende boa parte da população do nosso Estado e do Nordeste como um todo, passa por um grave processo de degradação. Restam menos de 4% de vegetação original de suas margens e com a ausência dessa cobertura verde, elas sofrem mais erosão, acelerando o assoreamento do rio”, lamentou a deputada Ana Lúcia.
Ela alertou ainda para os altos índices de salinização do solo, que deixam a água salobra em muitos pontos do rio, da amplitude das áreas desertificadas e da praticamente inviabilidade de utilizar o Velho Chico como hidrovia.
“Diante desse quadro alarmante, é extremamente necessário que a população se aproprie desta temática para cobrar ações práticas que busquem soluções para este problema. A audiência pública é um instrumento que visa justamente aproximar o poder público da população”, apontou a deputada e coordenadora da comissão que realiza a audiência.
Por Ascom Parlamentar