Audiência na Alese discutirá oficialização de Libras como segundo idioma nacional

Por Assessoria do Parlamentar

Na manhã desta sexta-feira, 13, acontecerá na Assembleia Legislativa a Audiência Pública “A oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e seus reflexos”. A ação é uma parceria entre o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), o vereador aracajuano Lucas Aribé (PSB) e o senador Alessandro Vieira (Cidadania).

O evento será aberto ao público de forma acessível, com audiodescrição e intérprete de Libras. A ideia é debater a oficialização da Libras como o segundo idioma oficial do Brasil. Atualmente, existe um movimento neste sentido sendo difundido através da Campanha #OficializaLibras, uma iniciativa da advogada Kamila de Souza Gouveia, que será uma das palestrantes da audiência desta sexta.

Também participarão a presidente do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese), Ana Lúcia Nunes de Oliveira, a diretora do Departamento Letras-Libras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Alzenira Aquino, e o presidente do Centro de Surdos de Aracaju (Cesaju), Pablo Ramon Lima de Barros.

O vereador Lucas Aribé lembra que, embora já seja reconhecida, pela Lei nº 10.436/2002, a Libras carece de maior reconhecimento. “O artigo 13 da Constituição só traz como oficial, no Brasil, a Língua Portuguesa. Por isso, a campanha para a oficialização encampa uma verdadeira conquista para a pessoa surda. E é muito importante promovermos esse debate”, analisa.

O deputado Georgeo Passos também destaca a necessidade de discutir esse tema. “A Língua de Sinais é utilizada todos os dias por milhões de brasileiros e nada mais justo do que a gente reconhecê-la como nosso segundo idioma oficial. Para nós, é de grande valia apoiar esse movimento trazendo o diálogo para a Assembleia Legislativa”, afirma Georgeo Passos.

#PraTodoMundoVer Card azul, com três fotos enfileiradas de três mulheres ao fundo, ocupando a metade superior. São duas adultas e uma criança, na foto do meio, fazendo sinal em Libras com as mãos. No topo está escrito AUDIÊNCIA PÚBLICA, em letras brancas sobre uma marcação verde.  Ao centro, em branco, Tema: A OFICIALIZAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SEUS REFLEXOS. 13 DE DEZEMBRO (SEXTA) – 09H. Abaixo um ícone de marcador de localização e o texto, Assembleia Legislativa. Em seguida, em letras brancas com marcação verde, Participe com a gente! No rodapé do card, as marcas do deputado estadual Georgeo Passos, da campanha nacional Oficializa Libras, do vereador Lucas Aribé e do senador Alessandro Vieira.