Audiência: concursados apelam ao Governo de Sergipe

Durante realização de audiência pública realizada na Assembleia Legislativa  de Sergipe (Alese), que reuniu um grande volume de agentes efetivos e de aprovados em concursos  da área de Segurança Pública no Estado de Sergipe, um apelo feito ao Governo de Sergipe foi formalizado: a recomposição do efetivos e o fortalecimento das instituições.

A audiência realizada  é uma iniciativa dos deputados estaduais Georgeo Passos (Rede), Kitty Lima (Rede), Dr Samuel Carvalho (PPS) e Rodrigo Valadares (PTB). Unidos, parlamentares buscam melhorias no número efetivo da  Segurança Pública de Sergipe.

Audiência teve por tema, “Segurança Pública, responsabilidade de todos. Importância do concurso público para a melhora da qualidade de vida da população”. E evento pretende sensibilizar o Governo de Sergipe para a necessidade de investimentos na segurança pública. Representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiro Militar, Agentes Prisionais e Guarda Civil também participaram da audiência  com a finalidade necessidades  de cada esfera.

Baixo efetivo dos bombeiros

Para o aprovado no concurso do Corpo de Bombeiros, Alex Denjoy Prado Marques, a nomeação deve ocorrer urgente, diante do frágil número de policiais do Corpo de Bombeiros em Sergipe. “Hoje o Corpo de Bombeiro tem, em média, o número de 520 integrantes. Desse número,alguns trabalhando em áreas como música, administrativo, e que sem contar os cedidos.  Pela lei o número de integrantes para o Corpo de Bombeiros é de apenas 1.200. Lei precisa ser atualizada. Esse número diverge do ideal para o nosso Estado. Para Sergipe, segundo avaliação do  Ministério Público e,  até, pelo reconhecimento da Organização das Nações Unidas, a ONU,  o ideal é de 2.200 bombeiros para o nosso Estado, sendo um bombeiro para cada mil habitantes”, justificou Marques a necessidade de recomposição do efetivo.

Debates

De acordo com o subcomandante geral da Polícia Militar, coronel Paulo César Gois Paiva, que na ocasião representou o comandante Geral, coronel Marcone Cabral, o tema é importante.  “Audiência trata de  um problema que aflige toda a sociedade sergipana que é Segurança Pública, e tema  precisa ser debatido e solucionado. Hoje o efetivo da policia militar está baixo, e consta  com 4.800 homens”, destacou.

Deputado Capitão Samuel ressaltou importância da audiência. “Plenário está cheio, e convido a quem ainda não veio, que se some. Governo precisa enviar alguém da Fazenda para indicar como fazer e quando fazer, precisamos da contratação dos aprovados. A segurança pública está com números de efetivos em baixa”, frisou o parlamentar.

A deputada Janier Mota do PR ressaltou a sua força sobre a causa. “Essa audiência contará com  meu apoio. Essa luta é nossa. Vocês que cuidam do nosso Estado, conseguem tirar leite de pedra. Vocês são verdadeiros anjos de guarda desse Estado, não medirei esforços jamais para lutar com vocês”, apoiou Janier o movimento.

Vereadora Emília Correia, falou da força que tem o parlamento junto, e lamentou ausências. “Era para todos os parlamentares estarem aqui, a luta não é de todos? Vocês concursados não estão todos aqui pela segurança? E porque alguns deputados não estão nessa audiência tão importante para o povo de Sergipe?”, criticou.

O vereador Cabo Amintas também expõe sua contribuição, e fez lamentos. “Sabemos da crise do Brasil. Trabalhei 25 anos na rua como policial, sabemos das dificuldades. Mas, a população vem cada vez mais aumentada,  a criminalidade também,  e isso  em contraponto com o efetivo policial, que está cada vez menor. Concursados investiram em tempo e dinheiro, e estão aqui, sem serem chamados. E o efetivo continua na mesma”, salientou o parlamentar vereador.

Na audiência, diversos atores da área de segurança pública, delegados, concursados, integrantes do Clube 30 da  Constituição Federal, concursados aprovados na área de segurança,  agente de medidas socioeducativas, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiro Militar, Agentes Prisionais e Guarda Civil. Ainda, além de deputados da casa,  do congresso nacional, e vereadores municipais, participaram dos debates.

Encaminhamentos

Após ouvir diversos atores da área de Segurança Pública, parlamentares irão redigir documentos com apelos retirados da audiência pública, encaminhamentos irão ser enviados aos órgãos responsáveis por cada uma das demandas.

Por Stephanie Macêdo- Rede Alese

Foto: Jadilson Simões