Assembleia promove palestra sobre o Parque dos Falcões

Por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), o Grande Expediente da sessão plenária dessa quinta-feira (18) foi reservado para uma palestra sobre a importância do Parque dos Falcões em Itabaiana, proferida pelo idealizador Percílio Mendonça, e pelo coordenador do parque, Yuri Souza. O vereador itabaianense, Gustavo Bispo, participou do debate sobre o tema.

Antes do debate, os representantes apresentaram um vídeo com uma reportagem sobre o parque dos Falcões, exibida em rede nacional de televisão. O parque, que abriga mais de 600 aves atualmente, entre gaviões, falcões, corujas e pombos, é referência em manejo, reprodução e reabilitação das espécies.

O coordenador Yuri Souza agradeceu a oportunidade de fazer uma breve síntese sobre a importância do parque, dizendo que “estamos diante de deputados como Maria Mendonça e Luciano Bispo que sempre ajudaram o parque, como também o faz a própria Prefeitura de Aracaju com uma verba de subvenção através de uma ação do vereador Gustavo Bispo”.

“A nossa maior bandeira é por mais divulgação e investimento para que a gente possa melhorar intensificar o turismo local, atraindo mais pessoas. O nosso parque está sempre aberto à visitação, é um patrimônio dos sergipanos conhecido mundialmente e, com a chegada do pelotão ambiental, a visitação ao parque tem aumentado gradativamente”, completou Yuri Souza.

Por sua vez, Percílio Mendonça fez um relato emocionado de sua trajetória no parque, desde sua infância, quando despertou o desejo de proteger as aves de rapina. “A mídia descobriu o parque em 2007 e hoje temos mais ou menos 600 aves. Muitas delas deficientes e nós realizamos um trabalho de reprodução com mais de 30 espécies, dentre elas, algumas raras”.

“Agradeço aos deputados Maria Mendonça e Luciano Bispo e a todos que ajudam o parque. Depois daquele fatídico incidente, muita gente aprendeu a amar o parque e nós recebemos o apoio do mundo todo. Eu tenho consciência que estamos em um período político, onde os nervos estão a flor da pele, mas a gente apela sempre para que o Parque dos Falcões seja lembrado e apoiado”, completou o idealizador.

Apartes

A deputada Maria Mendonça (PSDB) disse que acompanha a criação do Parque desde 1995, e que tem ajudado na sua manutenção. “Ninguém sabia que existia aquele espaço e a partir daí eu decidi ajudar. Levamos energia para lá. Nossa luta, naquele momento, era para transformar a serra em um Parque Nacional e nós conseguimos, graças a Deus”, destacou.

Em seguida, Maria Mendonça disse que graças a Márcio Macedo, quando esteve a frente do Ibama e do ex-presidente Lula que a serra foi decretada e transformada em um parque nacional. “Quero dizer o quanto é gratificante conhecer homens como Percílio que pensa na preservação da natureza, que dedica sua vida cuidando de suas aves do Parque. Acho que a TV Alese poderia ajudar na divulgação do nosso parque”.

Já a deputada Ana Lula parabenizou Luciano Bispo pela iniciativa e por ouvir pessoas que sabem lidar com a natureza. “Isso ajuda a despertar essa sensibilidade em outras pessoas. Gostaria de saber como a Alese pode ajudar para fortalecer o turismo”.

O vereador Gustavo Bispo disse que a Alese pode ajudar sim a propagar o turismo do Estado, promovendo uma maior exploração do Parque dos Falcões em Itabaiana, “fazendo da nossa serra uma referência para o Estado e para o Brasil”.

Já o idealizador da palestra, Luciano Bispo, disse que a principal preocupação é com a manutenção do parque. “Sei das dificuldades, o poder municipal ajuda sempre, mas poderia ajudar mais, como também o Governo do Estado. Percílio é um homem merecedor, é um homem que fica preocupado com o meio ambiente e que tem um dom que é cuidar dos animais. A TV Alese já fez boas reportagens lá e vai fazer muito mais com certeza”.

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

Foto: Jadílson Simões