Em um encontro marcado por discursos de união e compromisso com a preservação do patrimônio histórico e cultural de Sergipe, a Assembleia Legislativa do Estado (Alese) e o Tribunal de Justiça (TJSE) oficializaram, nesta sexta-feira (13), um Convênio de Cooperação. O acordo visa resgatar, preservar e divulgar a história, a cultura e a memória do estado, além de valorizar o legado de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Sergipe. O evento ocorreu na presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe.

Presidente do Poder Legislativo, Jeferson Andrade
Na ocasião, o presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), reforçou a relevância da parceria e seu impacto para a sociedade. “Essa relação harmoniosa entre os poderes é essencial para valorizar a história e a memória do estado. Parabenizo o Tribunal de Justiça e seu presidente, o desembargador Ricardo Múcio, por essa parceria. O que fizemos hoje é um resgate histórico da nossa cultura, porque um povo que não conhece seu passado não consegue construir seu futuro. Com este ato, divulgamos o trabalho de pessoas que tanto fizeram por Sergipe e fortalecemos nossa identidade para um futuro mais igualitário”, pontuou o presidente do Poder Legislativo.
O vice-presidente do TJSE, desembargador Gilson Félix dos Santos, que também participou da solenidade, destacou a importância de iniciativas conjuntas para fortalecer a cidadania e a memória histórica do estado. Ele ressaltou que o convênio formaliza uma série de ações conjuntas, aproveitando as competências e potencialidades das duas instituições para a execução de projetos educacionais, culturais e históricos. A parceria reflete o compromisso do Legislativo e do Judiciário em preservar o patrimônio histórico e cultural de Sergipe, promovendo o fortalecimento da cidadania e da identidade sergipana.

vice-presidente do TJSE, desembargador Gilson Félix dos Santos
Ao enfatizar a história de Sergipe, o desembargador falou dos torpedeamentos que ocorrem no estado durante a Segunda Guerra Mundial. Ele cita que morreram em Sergipe, por conta dos torpedeamentos, mais brasileiros do que os brasileiros que foram lutar na Itália. “Então, nós vamos cultuar essas e outras memórias para que o povo de Sergipe saiba honrar esses que lutaram por Sergipe e para que esses exemplos sirvam para as futuras gerações, e que nós saibamos por que 13 de Julho é 13 de Julho, quem foi Fausto Cardoso, a importância dele, inclusive para a política e para o conhecimento de como pode evoluir um povo. Talvez, se nós Sergipanos soubéssemos exatamente quem foi Mauricio Graco Cardoso e o governo que ele fez, saberíamos exigir mais dos nossos governantes atuais”, externou.
Durante o evento, o secretário-geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque, enfatizou que a parceria fortalece uma relação institucional já consolidada. “Na verdade, essa parceria está sendo formalizada hoje, mas ela não é propriamente nova. O Poder Legislativo e o Poder Judiciário sempre estiveram juntos na realização de eventos e ações de cunho educacional e cultural para preservar nossa memória e tradições. Hoje, vemos um ato republicano, com os chefes dos dois poderes colocando à disposição da sociedade sergipana suas instituições para colaborar mutuamente. É um dia muito importante para a cidadania e para a institucionalidade dos dois poderes”, ressaltou Igor.
FOTOS: Jadilson Simões- Agência Alese