logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Assembleia aprova Indicação de Goretti Reis que solicita a criação cargo de enfermeiro forense na SSP/SE 

Por Assessoria Parlamentar 

A deputada estadual Goretti Reis (PSD), na manhã de ontem, 03, contou com a aprovação de sua Indicação N°551/2021 que solicita ao Governo do Estado a criação do cargo de enfermeiro forense no quadro de pessoal da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) para atender demandas do Instituto Médico Legal (IML). O enfermeiro forense presta assistência especializada e diferenciada a pacientes, vítimas e/ou agressores. 

A especialidade é reconhecida no Brasil desde 2011, pela Resolução 389/11 e sua competência técnica pela Resolução do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN n° 556/2017. Os enfermeiros forenses desempenham um papel fundamental para fazer a ponte entre o Direito e a Medicina, pois atuam diretamente com vítimas de violência, abuso ou maus-tratos, além de tratar as lesões, associar a agressão ao trauma infringido e as evidências coletadas.  

 “É um profissional de extrema importância que se preocupa em observar, avaliar, averiguar e identificar traumas físicos, psicológicos e sociais ocorridos em pacientes agredidos ou abusados. É necessário que façam parte do quadro de servidores da SSP/SE através do IML. São profissionais com conhecimento qualificado no sistema legal e jurídico para uma coleta de evidências e provas, através de vestígios deixados no local do crime. Auxiliam com depoimentos em tribunal, contribuindo com as autoridades legais”, explicou a parlamentar que se diz orgulhosa por essa Indicação que beneficiará esses brilhantes profissionais.   

Foto: Joel Luiz

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo