Artistas sergipanos celebram reabertura do Espaço Cultural da Elese

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

Com foco na valorização da cultura regional, sobretudo com a apresentação de amostras de trabalhos desempenhados por artistas genuinamente sergipanos, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) oficializou a retomada das atividades no Espaço Cultural Deputado Djenal Queiroz, localizado na Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (Elese), em Aracaju.

Espaço Cultural
Foto: arquivo Elese

Sob a coordenação do Jornalista Benneti Nascimento, desde o último dia 14 de setembro o espaço busca ampliar a realização estudos envolvendo as múltiplas vertentes da área cultural em Sergipe, em especial nas áreas das artes plásticas, literatura, escultura, música, e artesanato.

O retorno das atividades está marcado para a próxima quinta-feira, dia 28 de setembro, quando o tradicional grupo de chorinho ‘Brasileiríssimo’, será recepcionado para falar sobre flores e poesia.

“Essa Casa sempre se caracterizou como um espaço consagrado a promover a cultura de Sergipe, através dos eventos que aconteciam no hall da Assembleia. Atividades maravilhosas que sempre eram realizadas na última quinta-feira de cada mês. Com a retomada das atividades, já vamos começar falando sobre primavera [iniciada nesta sexta-feira, 22]”, explicou Benetti Nascimento. Conforme previsto no calendário de ações, está agendada para acontecer neste segundo semestre de 2023 a exposição: ‘Parafusos’, grupo folclórico natural da cidade de Lagarto.

Artistas

O curador do espaço cultural da Elese, Beneti Nascimento

Diante do anúncio de retomada do Espaço Cultural da Elese, artistas e produtores expuseram felicidade com a decisão adotada pela Alese. A cantora e presidente Fundação de Cultura e Arte Aperipê, Antônia Amorosa, destacou que: “o Espaço Cultural já tem uma história e é considerado um grande marco para a cultura sergipana. Nele já foram desenvolvidos diversos projetos. Parabéns, e recebam o nosso abraço.”

Na concepção de Rivadalvio Lima, membro do movimento Antônio Garcia da Academia Sergipana de Letras, esta medida administrativa por parte da Casa Legislativa contribui de forma direta para o: “resgate e a valorização dos artistas sergipanos, como também presta uma homenagem a ex-curadora Wilma Fontes, que foi incentivadora cultural. No espaço da Elese, houve vários lançamentos com vários tipos de arte de grande importância para o desenvolvimento cultural, artístico e sociedade sergipana em geral.”

O membro da Academia Sergipana de Letras Rivadalvio Lima

A cantora e presidente da Funcap Antônia Amarosa