Artista Plástica Edjane Leite será a mais nova sergipana

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), realiza nesta segunda- feira (18) a partir das 17h, no plenário Pedro Barreto de Andrade, Sessão Especial de Entrega de Título de Cidadania a Artista Plástica Edjane Leite da Silva Monteiro. A propositura, aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa, é de autoria do deputado estadual Venâncio Fonseca.

Edjane Leite da Silva Monteiro é natural da cidade de Paulo Afonso-Ba, mora em Sergipe há mais de 30 anos. Graduada em jornalismo e pedagogia na Universidade Tiradentes,  é fotógrafa, radialista e pós- graduada em arte educação e psicopedagogia. Despertou para as artes abstrata aos 17 anos, e desde então vem aprimorando seu dom através de cursos ligados à pintura no Brasil e exterior.

Edjane participou de diversas exposições em Sergipe, a exemplo “A Mulher e o  Desejo”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no Instituto Luciano Barreto Junior, “Gravura de Inverno” na Sociedade Semear, entre outras. A artista participou de exposições em outros Estados como: A coletiva da Primavera em Vitória do Espírito Santos (1987),” X Arte Sergipana, Hoje” no Museu Regional de Vitória da Conquista-Ba( 1997), “Coletiva de Maio” em São Luís do Maranhão ( 1995 e 1996). Participou da Exposição de Arte Contemporânea do MERCOSUL em Buenos Aires ( de 17  de setembro de 2002). II Mostra Darcy Penteado de arte(2005)  no Museu do Café World Trade Center- Santos –SP. Em 2011 recebeu várias premiações inclusive o título de Comendadora em Artes plásticas por contribuir com a cultura nacional. O troféu Especial em São Paulo( 2011); recebeu também Menção honrosa em Nova York (2012). Uma medalha em Niterói – RJ.

Unindo a arte e a pedagogia, Edjane ensina pintura à crianças, adolescentes e adultos, portadores de necessidades especiais do “Projeto Luz do Sol” em Nossa Senhora da Glória –SE e do  CAPS Artur Bispo do Rosário (Centro Assistência Psico Social – Aracaju /SE). Foi coordenadora do Espaço “Nise da Silveira”  e elaborou o projeto para o CAPS Arte de Viver em Itaporanga D’ajuda.  Atualmente, administra a ONG Aconchego que cuida de  pessoas esquizofrênicas e está trabalhando para a sua nova Exposição que irá acontecer em São Paulo e Los Angeles com a temática “Infinita Aliança”.

Por Rede Alese com informações no site da homenageada