Por Assessoria Parlamentar
Focada em trabalhar a prevenção do suicidio e lutar contra os problemas relacionados à saúde mental, a deputada estadual Maisa Mitidieri (PSD) realizou durante todo o mês de setembro lives que tratavam de diversos aspectos do tema. Na próxima quinta-feira, 30 acontecerá o último encontro que contará com a participação do psicologo Paulo Araújo e falará sobre “Arte para existir e (re)existir na prevenção e posvenção do suicídio”.
A campanha do Setembro Amarelo é marcada pela promoção de ações em combate ao suicidio e dentro dele todas as causas que podem levar alguém a ter atitude suicida. Entendendo que há uma necessidade de falar sobre o assunto de forma ampla e consciente, a deputada destaca a importância das rodas de conversa e da solidez das políticas públicas voltadas a essas pessoas.
“Não devemos nos apegar apenas ao mês de setembro, pois esse combate é diário. A pandemia da Covid-19 mostrou o quanto a nossa saúde mental é frágil e requer um olhar mais sensível. O fortalecimento das políticas públicas é fundamental e esses encontros fazem com que possamos falar de forma profissional e acessível com a população e que elas nos tragam seus pontos de vista e assim possamos edificar nossa luta”, ressalta a deputada.
O último encontro que contará com a participação do psicólogo Paulo Araújo trará a arte como aliada na campanha do Setembro Amarelo. “Através dos tempos, a arte é a forma que a humanidade se manifesta. Não importa como o homem se expressa artisticamente, criativamente, seja pela dança, música, pintura, escultura, literatura, teatro ele estará expressando simbolicamente suas emoções, sentimentos, impressões enfim, imagens de seu mundo interior e compartilhando com o outro o contato com essas emoções. Assim a arte tem um papel importante na prevenção e também na posvenção acolhendo os enlutados e diminuindo as chances de um novo suicídio acontecer”, destaca.
A live acontecerá no instagram da deputada Maisa Mitidieri (@depmaisamitidieri) a partir das 20:00hrs desta quinta-feira 30.
Foto: Assessoria