Aprovado título de cidadania para Diego Silva Menezes

Por Wênia Bandeira

Foi aprovada nesta quarta-feira, 24, a concessão de Título de Cidadania Sergipana ao Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes, Diego Silva Menezes. O Projeto de Resolução Nº 4/2021, de autoria do deputado Luciano Bispo, foi aprovado na sessão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Natural de Salvador, foi convidado, em 2016, pelo Grupo Tiradentes para atuar em Sergipe. Motivado por novos desafios ele aceitou e submeteu-se a um processo seletivo para assumir o cargo de presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP).

Diego obteve seu PhD com 22 anos de idade, caso pioneiro na área de Saúde no Nordeste. “Sua tese resultou na descoberta de um novo medicamento para o tratamento da doença de Chagas, uma patente e artigos científicos, um deles publicado em uma das revistas mais importantes do mundo, a PLOS Tropical Neglectos Diseasese FABSLettr”, contou Luciano Bispo.

Em 2017, ingressou para a diretoria da Associação Sergipana de Ciências do Estado de Sergipe, a ASCI, onde atua em seu segundo mandato. “Na gestão do Dr. Diego Menezes, diversas conquistas foram obtidas para o ITP e, consequentemente, para o estado de Sergipe. Dentre as principais destacamos a comercialização do primeiro medicamento genuinamente nordestino, o Ziclague, para o tratamento da espasticidade (doença que compromete o sistema neuromotor). Essa tecnologia e os ensaios clínicos foram desenvolvidos em Sergipe e a transferência do direito de produção e comercialização foi realizado para Hebron empresa farmacêutica, de Pernambuco”, falou.

Foto: Universidade Tiradentes