Aprovado projeto que institui o fomento à literatura de cordel em escolas pública e privada

Por Assessoria Parlamentar

A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou o Projeto de Lei…., de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) que institui o Programa de Fomento à Literatura de Cordel nas Escolas das redes pública e privada, em todo o Estado. A ideia, de acordo com a parlamentar, é contribuir para o conhecimento da comunidade escolar acerca da cultura popular brasileira, prevenir a erradicação da literatura popular em verso e diminuir a discriminação referente à cultura regional, em especial a nordestina.

O projeto, que segue para a sanção do Governo, prevê ainda que uma vez por ano, preferencialmente em novembro, seja realizado nas escolas o mês dedicado à Literatura de Cordel. Para a deputada, a escola tem um papel fundamental no fomento e promoção da cultura nacional, trazendo a sua valorização para os estudantes e auxiliando na prevenção e erradicação do preconceito.

“Enquanto cordelista e professora, estou feliz e otimista! Em alguns lugares, por incrível que pareça, é um desafio falar sobre cultura no processo educativo”, disse a presidente da Academia Sergipana de Cordel, Izabel Nascimento, que o saber da proposta procurou a deputada na expectativa de poder contribuir com a discussão.

Foto: Arquivo Alese