logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Aprovado PL sobre obrigatoriedade do álcool em gel nos estabelecimentos públicos e privados

O Projeto de Lei nº 56/2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação e disponibilização, ao público em geral, de recipiente contendo álcool em gel, em estabelecimentos públicos e privados, em todo Estado de Sergipe foi aprovado nesta segunda-feira, 11, na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese -, por unanimidade pelos deputados. Esse projeto é de autoria do deputado Moritos Matos. De acordo com o parlamentar, o projeto pode parecer simples, mas trará grandes resultados. “Vai influenciar na vida das pessoas, principalmente na questão da saúde. Além disso, vai reduzir os custos na área da saúde”, enfatiza Matos.

Segundo este PL, locais como shopping centers, centro comerciais, estações rodoviárias e terminais rodoviários; aeroportos, terminais de transporte fluvial; agências bancarias, postos de serviços, casas lotéricas, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lanchonetes, veículos destinados a comercialização de alimentos e similares devem possuir o álcool em gel. “A Organização Mundial de Saúde – OMS – diz que 40% das infecções podem ser evitadas com o simples ato de higienização das mãos. Patologias como infecções estomacais, infecções respiratórias, gripes, resfriados, diarreias, doenças de pele, dor de garganta e de ouvidos são alguns exemplos de doenças que, por vezes, levam os indivíduos aos centros de atendimentos médicos de urgências, ou as clínicas, e que podem ser evitadas com o simples ato de higienização das mãos”, esclarece o parlamentar.

Moritos Matos acrescenta que segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil gasta por ano R$ 12 bilhões com pessoas que por algum motivo por não fazem a higienização das mãos e por isso, acabam tendo algum tipo de infecção como as que foram relatadas acima. “O nosso objetivo com esse projeto é fazer com que isso diminua e que as pessoas tenham saúde. Somente o Estado de Sergipe gastou em 2015, R$ 307 milhões com a saúde. O nosso projeto pode parecer simples, mas não é”, afirma o deputado.

 

Assessoria de Imprensa do Parlamentar

 

Foto: César de Oliveira

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo