Aprovado pedido para limpeza de mangue

Por Wênia Bandeira

Será encaminhado ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, um pedido para que seja feita a limpeza de toda a faixa de mangue ao longo da orla do Bairro Industrial. A solicitação também fala sobre intensificar as campanhas de conscientização e preservação do ecossistema manguezal.

O assunto está na Indicação Nº 579/2020, de autoria do deputado Doutor Samuel Carvalho (Cidadania), que será será encaminhada para a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

“O manguezal é um ecossistema complexo e um dos mais produtivos do planeta. É considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais, está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais”, falou o parlamentar.

Ele explicou que é preciso valorizar o local e informar a população sobre sua importância para a riqueza biológica dos ecossistemas costeiros. O deputado disse que essas áreas são os grandes “berçários” naturais, tanto para as espécies características desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, pelo menos, uma fase do ciclo de sua vida.

“Conscientizar a população sobre a importância de manter manguezais e canais da cidade sempre limpos é um desafio, por isso é necessário intensificar as campanhas de conscientização e preservação do Manguezal”, afirmou.

Doutor Samuel ainda salientou que os manguezais são considerados áreas de preservação permanente, sendo de responsabilidade da União, mas o município de Aracaju contribui para a manutenção desse ecossistema, através da Emsurb. A Indicação foi aprovada nesta segunda-feira, 28, na sessão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Imagem: Governo do Estado de Sergipe