Serão encaminhados ao Governo do Estado três pedidos para assistência e melhoria na qualidade de vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As proposituras são do deputado Ibrain de Valmir (PV).
Nas indicações Nº 72, 73 e 74/2024, o parlamentar solicita à Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Estadual de Assistência Social que promova estudos para a implementação de uma Casa de apoio para atendimento para que possam ter um cronograma de atividades diárias e para a implementação de uma equipe de atendimento multidisciplinar para capacitar as mães com filhos diagnosticados, além de um mutirão na cidade de Lagarto para a confecção de carteiras estaduais.
“As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são consideradas pessoas com deficiência para todos os efeitos legais. A realidade mostra que muitos profissionais desconhecem o TEA e, por isso, acabam não oferecendo um atendimento de excelência a esses cidadãos. Precisamos tornar mais acessíveis e inclusivas as atividades diárias das pessoas com TEA, com fulcro de melhorar sua qualidade de vida”, afirmou o deputado em sua justificativa.
Os pedidos foram aprovados em votação realizada durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Indicações são solicitações oficiais feitas em nome da Alese a um poder público, neste caso, ao Poder Executivo, que tem liberdade para decidir sobre sua possibilidade de atender ao pedido.
Foto: Pixabay