Aprovada Rota Turística do Vale do Rio Real e Região Sul de Sergipe

Por Assessoria Parlamentar

O projeto do Deputado Estadual Dilson de Agripino para instauração da Rota Turística do Vale do Rio Real e Região Sul de Sergipe foi aprovado por unanimidade dos Deputados Estaduais na manhã de hoje (09).

Visando integrar os pontos turísticos das duas regiões ao trade turístico de Sergipe, como também apoiar o desenvolvimento sustentável do turismo da região, o fortalecimento, ampliação e desenvolvimento da produção local nas áreas turística, cultural e gastronômica, o projeto foi aprovado num momento substancial para economia destas cidades, quando devido à pandemia, a precariedade da manutenção destes espaços e empregos foram fortemente abalados.

“O projeto da Rota vai além da propaganda turística, ela visa criar um comitês de turismo regionalizados dentro das municipalidades para fomentar o turismo das cidades, desde a criação de secretarias municipais de turismo, incentivos financeiros dos governos, até o zoneamento dessas regiões e o fortalecimento das duas economias, diretamente, com a ampliação de estruturas de acesso, recuperação de rodovias e patrimônios históricos no circuito da Rota, além de gerar entretenimento social para os moradores destas localidades que, na maioria das vezes, limitam-se do trabalho para casa.”, comentou o Deputado Dilson de Agripino.

A Rota Turística do Vale do Rio Real e Região Sul abrange os municípios de Tobias Barreto, sede do Vale do Rio Real, Cristinápolis, Tomar do Geru, Itabaianinha, Poço Verde e Riachão do Dantas.

Ainda segundo o Deputado Dilson, apesar da Pandemia e da proibição de eventos e encontros para debater os próximos passos da implantação da Rota, o seu gabinete fará encontros remotos com secretários de desenvolvimento, administração e culturais das cidades abrangidas pelo projeto.

“A partir da aprovação e sanção do governador, iremos iniciar a segunda etapa da implantação da Rota: os encontros e estudos de metas para sua implantação e sucesso. Faremos de forma remota, montando uma estrutura que inicialmente será municipalizada e depois aberta para todas as outras regiões e público interessado. A região do Vale do Rio Real e Sul precisa de um incentivo para o turismo, elas juntas tem um potencial gigantesco, que precisa ser explorado e inserido ao roteiro turístico do nosso Estado.”, finalizou.

O projeto aprovado segue agora para o Governador Belivaldo Chagas que deverá sanciona-lo nas próximas semanas.