Por Wênia Bandeira

Foi aprovada, nesta quarta-feira, 07, a Moção Nº 15/2021, de autoria da deputada Maria Mendonça (PSDB). Trata-se de uma homenagem à Biblioteca Pública Epiphânio Dória pelo lançamento do Projeto Pontes para a Leitura.

A Moção de Aplausos será direcionada à diretora da Biblioteca, Juciene Maria de Jesus, extensivo a todos os que integram as associações e instituições parceiras. O Projeto foi lançado no dia 02 de março com o objetivo de emprestar livros em Braille e audiolivros a pessoas com deficiência visual.

“Boa parte da população que não está sabendo lidar com a ausência do abraço, do contato e a necessidade de distanciamento vem apresentando sintomas psicológicos bastante preocupantes, tais como ansiedade e depressão. Objetivando prevenir os impactos negativos à saúde mental da população, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) orienta a adoção precoce de estratégias de enfrentamento do cenário ora vivido, qual seja, os índices assustadores de óbitos e de infectados pelo Coronavírus, dentre elas, a leitura”, falou a parlamentar.

Ela salientou que o hábito da leitura tem a capacidade de promover uma sensação de produtividade e controle. A Organização Mundial de Saúde (OMS) também recomenda a escrita e, principalmente a leitura. Além disso, o objetivo é incluir pessoas com deficiência no mundo da leitura.

“A acessibilidade não está ligada apenas ao meio físico, mas também está relacionada com o direito de todos à educação, à informação e ao conhecimento, bem como, com o desenvolvimento tecnológico, educacional e social de um lugar”, afirmou Maria Mendonça.

A Moção foi aprovada na sessão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Foto: Pixabay