logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Aniversário: parlamentares parabenizam presidente da Alese

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Estadual Luciano Bispo do MDB, recebeu votos de felicidades e saúde na data de hoje, 13 de março, por completar mais um ano de vida. Diversos Requerimentos de Congratulações foram lidos pela mesa diretora da Casa durante abertura da sessão plenária. Luciano Bispo comemora 65 anos de vida este ano de 2019.

No uso da palavra, deputados manifestaram termos de carinho e respeito. “Que o senhor continue sendo essa pessoa de respeito e de coração enorme que é”, parabenizou o  deputado Luciano Pimentel, PSB.  O deputado Adailton Martins PSD, disse que apesar de pouco tempo na casa, presidente tem admiração e repeito já conquistados.  O deputado Estadual Gilmar Carvalho  ressaltou que desde que entrou na alese, nunca se sentiu tão bem quanto na  administração de Luciano Bispo. “Me sento muito orgulho da pessoa Luciano Bispo”, frisou Gimar.

Colega e amigo, deputado Zezinho Guimarães,  MDB,  desejou  ao presidente sabedoria. “Que Deus lhe dê discernimento e sabedoria, como a de salomão. Que Ele lhe dê tranquilidade e paz. E que continue a nos abrilhantar com sua presença nesta casa”, comemora. D outor Samuel,  PPS, desejou anos de vida, saúde e sucesso, recitou verso bíblico como mensagem.

A deputada Goretti Reis, PSD, externou que imprimiu à casa  requerimento de congratulações ao presidente da Alese. ” Que Deus lhe conserve a forma de ser”, parabenizou. Zezinho Sobral (PODE), versou palavras de condução. ” Luciano é o nosso condutor, é um grande conselheiro dos Poderes, e não só da assembleia. Sempre nos recebe de forma acolhedora, que sejam bem vivos seus anos  com muita alegria”, disse o deputado.

O líder da oposição. Georgeo Passos (REDE), desejou muita vida com saúde. “Vossa excelência faz mais um ano de vida, e aprendemos muito com sua experiência. Que tenha muitos anos de vida”. Secretário da Mesa Diretora da Alese, deputado Jeferson Abdrade  PSD, ressaltou ” É  uma  honra está nesse parlamento com a vossa presença”, frisou. Iran Barbosa, PT, Kitty Lima, REDE,  e Capitão Samuel,  também parabenizaram o presidente com votos de saúde e paz. 

Ao ouvir os amigos e colegas parlamentares o presidente da Casa legislativa disse que  suas palavras são construídas por respeito mútuo. “Minhas palavras não são para esconder pensamento, e sim para dizer o que penso. Eu penso antes de responder, mas a dando, eu cumpro. Sempre honro minhas palavras, foi assim nos meus  65 anos de vida”, salientou Luciano Bispo.

 

Biografia do parlamentar:

Há exatos sessenta e dois anos, nascia um dos filhos de Zezé de Bevenuto e Mariazinha. Há pessoas que nascem com missões diferenciadas, que dedicam uma vida a uma causa e que torna isto uma razão para viver.

Em 13 de março de 1954 nascia Luciano Bispo de Lima, filho de uma das mais tradicionais famílias de Itabaiana. O garoto foi crescendo e ainda na infância, aprendendo as primeiras letras do alfabeto, já mostrava uma certa vocação para liderança.

Na adolescência, buscando sua independência financeira, dividia os estudos com a venda de chinelas, as tradicionais havaianas, o que lhe permitiu uma condição financeira diferenciada de grande parte dos jovens de sua época. Com uma facilidade enorme de fazer e manter amizade, Luciano convidava amigos para irem ao cinema, e diante da dificuldade de vários deles, acabava por pagar a entrada de forma espontânea.

Cursou o ginasial, começou a participar dos jogos de pelada, era considerado um jogador mediano, e além de jogar futebol, ajudava a bancar o time com uniformes, bolas e outros materiais indispensáveis para a prática esportiva. Dentre outros colegas de time, Luciano destaca sempre a figura de Tonho de Maria Branquinha e Coquinho do Peixe, este, considerado por ele, um craque de futebol, que se destacava em qualquer posição.

A década de 80, pode ser considerada o período do início das grandes missões de Luciano Bispo. Não era filho de político e sim de comerciante destacado de Itabaiana, mais com fortes ligações ao velho PSD de Manoel Francisco Teles, grupo este que amargava sucessivas derrotas após as mortes de Antônio e Euclides Paes Mendonça e a aparição de Chico de Miguel que assumiu o grupo da UDN e que se manteve por vinte e seis anos com  hegemonia política.

Era o ano de 1982, eis que para enfrentar o candidato de Chico de Miguel, João Germano da Trindade “João da Véia”, as oposição lançam Zeca Araújo e Álvaro Fonseca, que posteriormente tiveram suas candidaturas impugnadas. A oposição naquele instante ficou sem uma chapa substituta, é por intermédio do vereador de primeiro mandato, João Patola, buscaram no jovem empresário de vinte e oito anos, Luciano Bispo, o nome a substituir. Recém filiado ao velho MDB, contrariando a vontade familiar, Luciano é lançado candidato a prefeito de Itabaiana, tendo o empresário Eliseu Oliveira o “Arrojado”, como seu vice, faltando pouco mais de quarenta dias para o pleito. Perderam a eleição, mais como quem nasce para brilhar, não se deixa vencer pelo pessimismo.

Continuou trabalhando, montou em parceria com o irmão Arnaldo Bispo, a Pneu Car, empresa excelência em vulcanização de pneus do estado de Sergipe. Em 1986 na companhia da irmã Edivalda, sua parceira de viagens, percorreu a passeio, vários países da Europa e América Central e do Sul, participando ativamente da Copa do Mundo no México, tendo o desprazer de ver nossa arqui rival Argentina, ser campeão em Guadalarara, com show do maestro da bola, Maradona.

Neste mesmo ano, o grupo formado por Luciano Bispo, conseguem o triunfo de eleger o governador Antônio Carlos Valadares, Djalma Lobo reeleito deputado estadual, e a eleição de José Queiroz a deputado federal. Formava se ali, um grupo forte e coeso, com um nome destemido e em potencial para enfrentar Chico de Miguel.

Veio 1988 e a primeira vitória do Mutirão da Liberdade. Luciano se elege prefeito com o médico clínico geral Dr. Luiz Carlos Andrade vice, com a maior diferença vista numa eleição municipal. Itabaiana naquele instante respirava um ar de liberdade e esperança. Em 1989 assume a prefeitura e os destinos da política Itabaianense. Começou a arregaçar as mangas e transformar Itabaiana na cidade grande que é hoje. Poucas ruas do centro eram calçadas, rede de esgoto não havia um metro sequer, escolas deterioradas e uma infinidade de deficiências administrativas.

Líder nato, Luciano foi responsável pelas eleições de João de Zé de Dona a prefeito, Arnaldo Bispo, José Carlos Machado ao qual contribuiu, Almeida Lima, contribuiu para as eleições de Fábio Mitidieri João Alves, Albano Franco, dentre outros políticos. É um recordista político, único cidadão a ser prefeito de Itabaiana por quatro mandatos antes dos sessenta anos. Há apenas um a se aproximar, que é Euclides Paes Mendonça que foi duas vezes prefeito na década de 50. Os demais, apenas uma vez. Foi Luciano em 1996, protagonista da maior goleada em uma eleição municipal em Itabaiana, há cada dois votos contabilizados, sua adversária Carminha, tinha um. Foi uma eleição memorável, com a apuração no SESI ainda em cédulas, similar a um gol marcado, há cada urna apurada.

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo