logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Ana Lula registra que hoje é o Dia Nacional da Cultura

A deputada Ana Lula (PT) utilizou a tribuna da Casa Legislativa para registrar que hoje, 5 de novembro, está sendo celebrado no Brasil o Dia Nacional da Cultura. Deputada comentou que dia foi estabelecido por lei federal em 1970, e marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923).

“É uma data muito importante para a população brasileira, é o Dia Nacional da Cultura. E, esta casa reconheceu e aprovou esse ano, a Comenda do Mérito Cultural  Ana Beatriz Nascimento. Contudo, no próximo dia 28 estaremos homenageando, nas várias expressões da nossa cultura, pessoas de destaque. Será a primeira homenagem nessa comenda”, salientou Ana Lula.

Na ocasião da sua explanação, deputada ressaltou que assistiu um vídeo essa semana, no Facebook, onde o cenário foi o seguinte: aluno aponta um revólver para a professora, enquanto a mesma escrevia no quadro. Deputada ressaltou que imagem foi muito forte.

Para aliar cultura e educação,  a parlamentar citou frase do escritor Rui Barbosa. “Uma reforma radical no ensino público é a primeira de todas as necessidades da pátria, amesquinhada pelo desprezo da cultura científica e pela insigne deseducação do povo”, leu Ana Lula, frase de Rui Barbosa.

“Vivemos esse grande retrocesso. Religiões fundamentalistas endemonizando outras religiões. Segmentos da sociedade civil achando que tem o direito de eliminar outros seres humanos. E portanto, Rui Barbosa já preconizava de forma muito profética o que vivemos hoje. Espero que a organização e reação da sociedade civil fortaleça e consolide a democracia”, avaliou Ana Lula.

 

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Foto: César de Oliveira

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo