Diante da necessidade de se debater estratégias de superação dos problemas no campo da segurança pública em Sergipe, a deputada estadual Ana Lúcia foi até Belo Horizonte para participar, nos dias 03 e 04 de dezembro, do 1o. Colóquio de Segurança Pública: Um novo modelo de Segurança Pública para o Brasil de mais mudanças.

O evento se propõe a debater o modelo de segurança pública brasileiro, buscando identificar as causas da violência e das altas taxas de criminalidade, na maior parte das vezes ligadas intrinsecamente ao modo de ser e agir das corporações policiais. A proposta é apontar novos rumos para nosso modelo de segurança pública, pensando estratégias e ações que humanizem a política de segurança e atinjam a essência do problema.

Realizado pela Fundação Perseu Abramo e Fundação Alemã Friedrich Ebert Stiftung, o encontro vai reunir especialistas nacionais e autoridades internacionais no assunto. A abertura oficial do colóquio acontece na manhã desta quinta, seguida da primeira mesa, às 10h, sobre o tema: Reflexões sobre o inquérito policial e a modernização da investigação policial no Brasil, tendo como conferencista o professor da UFRJ e Diretor do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU) da UFRJ, doutor em Sociologia, Michel Misse. O 1º Colóquio terá seis mesas redondas durante os dois dias.

Temas como ciclo completo, carreira única com a democratização do acesso aos postos de comando, fim do improdutivo inquérito policial e mesmo a exata compreensão dos meandros da inteligência policial são pontos, dentre outros, também serão abordados no colóquio.

Confira a programação completa do encontro

Dia: 03/12

08h00 – Credenciamento
09h00 – Abertura oficial

10h00 – 1° mesa

Tema: Reflexões sobre o inquérito policial e a modernização da investigação policial no Brasil.

Conferencista: Michel Misse – Doutor em Sociologia – Professor da UFRJ e Diretor do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU) da UFRJ

Mediadores:

Luís Antônio Boudens – Vice-Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF)
José Robalinho Cavalcanti – Presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR)
Guaracy Mingardi – Mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP).
14h00 – 2° mesa

Tema: O modelo policial brasileiro e o Ciclo Completo.

Conferencista: Ricardo Brisolla Balestreri – Exerceu o cargo de secretário nacional de segurança pública no Ministério da Justiça. Participou, como Consultor Independente, do Núcleo de Acompanhamento da Execução do Programa Nacional de Direitos Humanos. Presidiu a Anistia Internacional – Seção Brasileira.

Mediadores:

Cel. PMSC Marlon Jorge Teza – Presidente da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME)
Reginaldo Lopes – Dep. Federal PT/MG, Coordenador da Frente Parlamentar pelas Policias de Ciclo Completo
16:45 – 3° mesa

Tema: Desmilitarização das polícias brasileiras.

Mesa Redonda:
Nilmário Miranda – Secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania /MG.
Vanderlei Ribeiro – Presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (ASPRA/RJ)
Alberto Kopittke – Advogado e Mestrando em Ciências Criminais na PUC/RS – Ex-Secretário de Segurança Pública e Cidadania em Canoas/RS – Vereador por Porto Alegre/RS

Dia: 04/12

09h00 – Apresentação de Pesquisa sobre Segurança Pública

Apresentadora: Vilma Bokany – Coordenadora do NEOP – Núcleo de Estudos e Opinião Pública da FPA; Cientista Social – Mestrado e em Ciências Sociais pela PUC – SP

09h30 – 1° mesa

Tema: Modernização do Sistema Prisional.

Mesa Redonda:

Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro – Doutora em Sociologia – Professora do UFMG e pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP)
Camila Caldeira Nunes Dias – Doutora em Sociologia – Professora da UFABC e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP.
Wadih Damous – Dep. Federal PT/RJ, Ex-Presidente da Comissão da Verdade RJ, Ex-Presidente da OAB/RJ
Cristiano Silveira – Dep. Estadual PT, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG
11h00 – 2° mesa

Tema: A Atividade de Inteligência no Combate à corrupção.

Mesa Redonda:

Vladimir de Paula Brito – Doutor em Ciência da Informação – Agente de Polícia Federal
Gilson Libório de Oliveira Mendes – Coronel Mestre em Aplicações Militares, Diretor de Pesquisas e Informações Estratégicas da CGU
Priscila Carlos Brandão – Pós-Doutora em Ciências Sociais – Professora da UFMG e Coordenadora do Centro de Estudos de Inteligência Governamental da UFMG
14h30 – 3° mesa

Tema: Reforma da Carreira Policial no Brasil.

Mesa Redonda:

Letícia Godinho de Souza – Pesquisadora em Ciência e Tecnologia da Fundação João Pinheiro; Docente e Diretora Geral da Escola de Governo da FJP.
Christian Ribeiro Guimarães – Vice-Presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais (SINPEF/MG)
Pedro da Silva Cavalcanti – Presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FENAPRF)
Elisandro Lotin de Souza – Presidente da Associação Nacional de Praças Entidades Representativas de Praças Policiais e Bombeiros Militares Estaduais (Anaspra)
16h30 – 4° mesa

Tema: Reforma Policial na América Latina.

Mesa Redonda:

Marcelo Fabián Saín – Mestre em Ciências Sociais com especialização em Ciências Políticas pela FLACSO, Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP
Jacqueline de Oliveira Muniz – Pós-doutora em Estudos Estratégicos e Doutora em Ciência Política, Professora da Faculdade de Direito da UFF

Por Ascom Parlamentar Dep. Ana Lúcia (Débora Melo)
Foto: César de Oliveira