logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Ana Lúcia participa de Colóquio de sobre Segurança Pública em Belo Horizonte

 

Diante da necessidade de se debater estratégias de superação dos problemas no campo da segurança pública em Sergipe, a deputada estadual Ana Lúcia foi até Belo Horizonte para participar, nos dias 03 e 04 de dezembro, do 1o. Colóquio de Segurança Pública: Um novo modelo de Segurança Pública para o Brasil de mais mudanças.

O evento se propõe a debater o modelo de segurança pública brasileiro, buscando identificar as causas da violência e das altas taxas de criminalidade, na maior parte das vezes ligadas intrinsecamente ao modo de ser e agir das corporações policiais. A proposta é apontar novos rumos para nosso modelo de segurança pública, pensando estratégias e ações que humanizem a política de segurança e atinjam a essência do problema.

Realizado pela Fundação Perseu Abramo e Fundação Alemã Friedrich Ebert Stiftung, o encontro vai reunir especialistas nacionais e autoridades internacionais no assunto. A abertura oficial do colóquio acontece na manhã desta quinta, seguida da primeira mesa, às 10h, sobre o tema: Reflexões sobre o inquérito policial e a modernização da investigação policial no Brasil, tendo como conferencista o professor da UFRJ e Diretor do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU) da UFRJ, doutor em Sociologia, Michel Misse. O 1º Colóquio terá seis mesas redondas durante os dois dias.

Temas como ciclo completo, carreira única com a democratização do acesso aos postos de comando, fim do improdutivo inquérito policial e mesmo a exata compreensão dos meandros da inteligência policial são pontos, dentre outros, também serão abordados no colóquio.

Confira a programação completa do encontro

Dia: 03/12

08h00 – Credenciamento
09h00 – Abertura oficial

10h00 – 1° mesa

Tema: Reflexões sobre o inquérito policial e a modernização da investigação policial no Brasil.

Conferencista: Michel Misse – Doutor em Sociologia – Professor da UFRJ e Diretor do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU) da UFRJ

Mediadores:

Luís Antônio Boudens – Vice-Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF)
José Robalinho Cavalcanti – Presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR)
Guaracy Mingardi – Mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP).
14h00 – 2° mesa

Tema: O modelo policial brasileiro e o Ciclo Completo.

Conferencista: Ricardo Brisolla Balestreri – Exerceu o cargo de secretário nacional de segurança pública no Ministério da Justiça. Participou, como Consultor Independente, do Núcleo de Acompanhamento da Execução do Programa Nacional de Direitos Humanos. Presidiu a Anistia Internacional – Seção Brasileira.

Mediadores:

Cel. PMSC Marlon Jorge Teza – Presidente da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME)
Reginaldo Lopes – Dep. Federal PT/MG, Coordenador da Frente Parlamentar pelas Policias de Ciclo Completo
16:45 – 3° mesa

Tema: Desmilitarização das polícias brasileiras.

Mesa Redonda:
Nilmário Miranda – Secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania /MG.
Vanderlei Ribeiro – Presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (ASPRA/RJ)
Alberto Kopittke – Advogado e Mestrando em Ciências Criminais na PUC/RS – Ex-Secretário de Segurança Pública e Cidadania em Canoas/RS – Vereador por Porto Alegre/RS

Dia: 04/12

09h00 – Apresentação de Pesquisa sobre Segurança Pública

Apresentadora: Vilma Bokany – Coordenadora do NEOP – Núcleo de Estudos e Opinião Pública da FPA; Cientista Social – Mestrado e em Ciências Sociais pela PUC – SP

09h30 – 1° mesa

Tema: Modernização do Sistema Prisional.

Mesa Redonda:

Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro – Doutora em Sociologia – Professora do UFMG e pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP)
Camila Caldeira Nunes Dias – Doutora em Sociologia – Professora da UFABC e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP.
Wadih Damous – Dep. Federal PT/RJ, Ex-Presidente da Comissão da Verdade RJ, Ex-Presidente da OAB/RJ
Cristiano Silveira – Dep. Estadual PT, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG
11h00 – 2° mesa

Tema: A Atividade de Inteligência no Combate à corrupção.

Mesa Redonda:

Vladimir de Paula Brito – Doutor em Ciência da Informação – Agente de Polícia Federal
Gilson Libório de Oliveira Mendes – Coronel Mestre em Aplicações Militares, Diretor de Pesquisas e Informações Estratégicas da CGU
Priscila Carlos Brandão – Pós-Doutora em Ciências Sociais – Professora da UFMG e Coordenadora do Centro de Estudos de Inteligência Governamental da UFMG
14h30 – 3° mesa

Tema: Reforma da Carreira Policial no Brasil.

Mesa Redonda:

Letícia Godinho de Souza – Pesquisadora em Ciência e Tecnologia da Fundação João Pinheiro; Docente e Diretora Geral da Escola de Governo da FJP.
Christian Ribeiro Guimarães – Vice-Presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais (SINPEF/MG)
Pedro da Silva Cavalcanti – Presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FENAPRF)
Elisandro Lotin de Souza – Presidente da Associação Nacional de Praças Entidades Representativas de Praças Policiais e Bombeiros Militares Estaduais (Anaspra)
16h30 – 4° mesa

Tema: Reforma Policial na América Latina.

Mesa Redonda:

Marcelo Fabián Saín – Mestre em Ciências Sociais com especialização em Ciências Políticas pela FLACSO, Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP
Jacqueline de Oliveira Muniz – Pós-doutora em Estudos Estratégicos e Doutora em Ciência Política, Professora da Faculdade de Direito da UFF

Por Ascom Parlamentar Dep. Ana Lúcia (Débora Melo)
Foto: César de Oliveira

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo