Como forma de lembrar o centenário de Claudomir Andrade Vieira, o Cotinguiba Esporte Clube e a deputada estadual Ana Lúcia prestam uma homenagem a este desportista sergipano. A homenagem acontece na próxima segunda-feira, 23, às 19h, no Cotinguiba Esporte Clube, na Av. Augusto Maynard, no. 13, Bairro São José, em Aracaju.

Como parte da programação da homenagem, será aberta uma exposição ilustrativa que resgata a memória deste grande cidadão. Composta por dezenas de fotografias, a mostra em banners destaca sobretudo a trajetória de Claudomir como desportista e comerciante, sua dedicação à família e sua relação com seu filho, o poeta Mário Jorge.

“Ele é reconhecido por ter sido um homem muito íntegro, honesto, muito inteligente e criativo. Bem humorado e extremamente afetivo, ele era uma pessoa muito querida por todos que conviveram com ele. Tenho muito orgulho de ser filha de Claudomir”, rememorou a deputada estadual Ana Lúcia sobre o homenageado.

Trajetória

Claudomir foi um grande desportista, tendo se destacado em diversas modalidades, em especial o remo e o basquete pelo Cotinguiba Esporte Clube, do qual foi figura constante quase por toda a sua vida. Entre 1935 e 1939, ele chegou a ganhar 12 medalhas de ouro, prata e bronze nas modalidades basquete, remo, e tênis de mesa.

Nascido em Capela, Claudomir veio viver em Aracaju ainda muito jovem, aos 14 anos de idade, para trabalhar na loja de sapatos de seu tio Andrade. Ao completar 18 anos, em 1929, começou a trabalhar em uma das primeiras revendas Chrysler/Dodge do Brasil. Começa aí a história de 54 anos de venda automobilista, que o levou à posição de sócio-diretor da TRANSVEMASA, revendedora Volkswagen.

Ao constituir família, Claudomir Andrade Vieira dedicou-se integralmente à sua esposa Ivone, seus filhos Ana Lúcia e Mário Jorge, netos e bisnetos, sempre muito dedicado e presente. Após a perda de Mário Jorge, seu filho, Claudomir e sua companheira Ivone passaram a se dedicar ao Lions Clube Aracaju-Atalaia, do qual eram membros atuantes, participando das atividades do clube em todo o nordeste.

Por Ascom Parlamentar Dep. Ana Lúcia (Débora Melo)
Arte: Ascom Parlamentar