Na manhã da quarta-feira, 1 de fevereiro, a presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, deputada estadual Goretti Reis (PMDB), recebeu em seu gabinete a vice-presidente da Associação da Oncologia (AMO), Verônica Passos Barboza Moura, a 2ª secretária, Maria de Lourdes Nascimento e o assessor de Comunicação, Jeimy Remir. O objetivo da visita foi solicitar o apoio da deputada para a realização de uma audiência pública sobre a necessidade de novos tratamentos para câncer metastático, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A solicitação foi da AMO em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA).
De acordo com o assessor de comunicação a audiência pública deverá acontecer no dia 26 de abril em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama, comemorado no dia 29 de abril. “Nesta data acontecerá uma mobilização nacional, por isso nossa solicitação a deputada Goretti Reis, que imediatamente se prontificou no auxílio para a realização de mais essa audiência. É muito importante contar com o apoio de Goretti Reis, uma profissional da saúde que sabe a importância de um debate como esse. Com isso iremos esclarecer de forma pormenorizada sobre a atuação da SES, órgão competente para a incorporação de novas tecnologias para o tratamento de câncer de mama metastático no Sistema Único de Saúde (SUS). Só temos a agradecer a receptividade, ” ressaltou Jeimy.
“Como parlamentar, presidente da Secretaria Especial da Saúde da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, (UNALE) e da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, preciso auxiliar não só a AMO e a FEMAMA, mas todas as Associações que precisem do nosso apoio na busca de melhorias para a qualidade de vida das pessoas. Nossa Casa Legislativa está em recesso, mas assim que retornarmos já apresentaremos a solicitação de hoje, e a depender da disponibilidade de datas, com certeza teremos mais uma aprovação por unanimidade. Uma audiência de extrema importância e necessária, afinal, estamos falando de uma inciativa que vai implementar novos tratamentos e abrir caminho para a consolidação de novas políticas para a saúde da mulher”, explicou a deputada Goretti Reis.
Por Assessoria Parlamentar